Qual o problema mais comum do Chevrolet Onix? Proprietários respondem

Problema na correia dentada do Chevrolet Onix continua a gerar queixas, mesmo em veículos com baixa quilometragem e revisões em dia.

Desde sua introdução no Brasil em 2019, o Chevrolet Onix de segunda geração conquistou uma parcela significativa do mercado. Desenvolvido na China em parceria entre General Motors e SAIC, o modelo trouxe inovações significativas em termos de segurança e tecnologia.

Apesar da qualidade do projeto, problemas recorrentes na correia dentada têm preocupado proprietários e gerado prejuízos para muitos.

A correia dentada das versões com motores 1.0 de três cilindros, tanto aspirados quanto turbo, tem sido alvo de reclamações. Muitos usuários relatam, em plataformas como o Reclame Aqui, que a peça se rompe antes do previsto, causando danos consideráveis ao motor.

O problema da correia do motor

Equipado com motores modernos, o Onix oferece bom desempenho e eficiência energética, mas essas vantagens são ofuscadas pelo problema da correia dentada. O defeito é frequentemente atribuído ao uso inadequado de óleo lubrificante, mas proprietários relatam falhas mesmo em unidades com revisão regular.

A quebra do componente, segundo especialistas, pode causar sérios danos ao motor, resultando em reparos que ultrapassam R$ 10 mil.

O mecânico Paulo Vianna destaca a importância de seguir as especificações de óleo recomendadas pela Chevrolet para evitar tais gastos. “Quando os donos seguem certinho a orientação do fabricante, esses carros vêm à oficina, basicamente, apenas para fazer a manutenção preventiva”, diz o especialista.

Solução e recomendação

A Chevrolet afirma que atende cada caso individualmente, mas recomenda o uso de óleos específicos (0W20 no aspirado e 5W30 no turbo) para evitar a corrosão da correia. Além disso, sugere-se a troca antecipada da correia antes dos 240 mil km indicados, especialmente em condições de uso severas.

Confira algumas orientações importantes para aumentar a vida útil do item:

  • Uso de óleo Dexos conforme especificado.
  • Revisão a cada 10 mil km; antecipar em uso severo.
  • Troca preventiva da correia antes de 240 mil km.

Mesmo com a recomendação da marca, não são raros os casos de Onix cuja correia quebra antes do prazo de troca indicado pela fabricante. Embora a General Motors garanta o atendimento individual de motoristas com problemas com a correia dentada, não oferece uma solução mais definitiva para a falha.

Para prevenir o prejuízo, resta aos proprietários estar atentos às recomendações e manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento e longevidade de seus veículos.

você pode gostar também