Qual pode ser o defeito do carro quando o volante puxa para o lado?

Adiar a manutenção pode piorar o problema, colocar em risco a segurança e aumentar os gastos com o conserto do veículo.

Um sintoma comum de problema observado nos carros é sentir que o volante está puxando para o lado. Muitos motoristas percebem os trancos na direção e acabam negligenciando a manutenção do veículo para resolver o defeito, mas essa é uma escolha ruim e perigosa.

O movimento indevido do volante pode indicar uma falha mais séria, uma vez que as causas são diversas. Portanto, o proprietário precisa buscar uma oficina mecânica quanto antes após perceber as puxadas.

4 causas do volante puxando para o lado

Foto: Shutterstock

Esse é um indício com explicações diversas que vão desde problemas na calibragem do pneu até a necessidade de alinhamento e balanceamento. Seja como for, checar o que está errado é imprescindível para evitar que a situação se agrave com o tempo. Conheça as principais causas do volante puxando para o lado:

1. Calibragem inadequada

Repor a pressão dos pneus dentro dos padrões recomendados pela fabricante resulta no nivelamento entre os componentes, que rodam de maneira mais uniforme. Sem a calibragem adequada, um pneu pode ficar mais baixo que o outro, o que aumenta seu desgaste e causa vibrações.

2. Falta alinhamento e balanceamento

Os dois processos são essenciais para garantir o desempenho e a segurança do veículo. No alinhamento, os ângulos das rodas são ajustados para ficarem perpendiculares ao solo e paralelos entre si, o que reduz o desgaste irregular dos pneus e proporciona uma direção mais estável.

O balanceamento, por sua vez, consiste em corrigir a distribuição de peso dos pneus e rodas, o que acaba com as trepidações no volante e também promove um desgaste mais regular dos pneus.

3. Pneu careca

Outro problema com o pneu que pode fazer o volante puxar para o lado é rodar com ele careca. Um componente nesse estado não oferece a aderência adequada ao solo, o que aumenta os riscos de acidentes. Por isso, é necessário realizar a substituição dos pneus ao final de sua vida útil.

4. Defeito nos freios

Falhas no sistema de freio também podem resultar em trepidações no volante, principalmente se os discos estiverem empenados. Se perceber que o sintoma aparece durante a frenagem, é melhor buscar uma oficina para fazer a manutenção dos freios e investigar a causa.

você pode gostar também