Quer instalar um ar-condicionado no carro? Veja quanto custa
Motorista que deseja ter um sistema de ar-condicionado no veículo precisa saber que o serviço pode custar caro.
O Brasil deve enfrentar novas ondas de calor pelo menos até o início do próximo ano, situação que tem aumentado a busca dos consumidores por aparelhos de ar-condicionado. Muitos motoristas que não possuem um sistema no veículo também querem incluir o item para se refrescar.
Instalar o aparelho em um carro que nunca teve é possível, mas pode ser um processo um tanto complicado e caro. Quem está disposto a passar por ele também deve saber os riscos de optar por um equipamento paralelo.
O ar-condicionado veicular vem com cinco peças que podem ser compradas de forma avulsa, embora o ideal é que sejam iguais aos componentes originais de fábrica. São elas: compressor, condensador, ventilador, válvula de pressão e reservatório.
“Existem kits paralelos no mercado que podem ser instalados em oficinas especializadas, mas a melhor opção é tentar encontrar os componentes de um modelo usado em boas condições”, explica o consultor técnico Rubens Venosa.
Mesmo optando por itens originais, o aparelho ainda pode ter um desempenho inferior quando comparando ao mesmo automóvel que saiu de fábrica com o ar-condicionado. Além disso, o motorista deve estar pronto para eventuais problemas como vazão de gás ou falhas no ventilador.
E o preço?
Conforme mencionado acima, o custo pesa bastante no bolso. Em oficinas especializadas, levando em conta o uso de peças originais e o gasto com mão de obra, a instalação custa em torno de R$ 5 mil para modelos de entrada. O serviço tende a ficar ainda mais caro em carros em que é necessário remover alguns componentes do motor para realização do serviço.