Quanto um Corsa 1994 custaria hoje, com a inflação?
Fim do programa governamental de descontos reaviva lembranças dos anos 90, quando os carros populares dominaram o mercado com preços imbatíveis e modelos icônicos como o Chevrolet Corsa.
O encerramento do programa de descontos do governo trouxe à tona uma onda de nostalgia. Nos anos 1990, o mercado automobilístico brasileiro viu o surgimento dos carros populares. Esse movimento foi impulsionado por uma política de incentivos fiscais, que reduziu consideravelmente os preços dos veículos na época.
Lançado em 1993, o segmento de carros populares atraiu consumidores com modelos econômicos e práticos. Entre eles, destacou-se o Chevrolet Corsa, que rapidamente conquistou o público. Carros novos eram vendidos por valores inferiores a R$ 8.000, tornando-se altamente acessíveis para os brasileiros.
O Chevrolet Corsa, introduzido em 1994 no Brasil, encantou com seu design inovador e formato “redondinho”. Produzido pela Opel, a subsidiária alemã da GM, o modelo chegou em meio ao boom dos carros populares e conquistou espaço rapidamente, tornando-se um dos veículos mais vendidos da década.
Corsa nos anos 1990: lembra dele?
O Corsa 1.0 oferecia um motor modesto de 50 cavalos, com consumo de combustível de 12,1 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Equipamentos como ar-condicionado eram opcionais, mas o modelo destacava-se pelo acabamento mais elaborado entre os populares.
O Corsa Wind trazia injeção eletrônica, algo inédito no segmento de entrada. Mesmo assim, mantinha preços competitivos em relação a modelos como Uno, Gol e Escort Hobby. Essas características contribuíram para sua popularidade e sucesso nas vendas.
Valor do Corsa no mercado
Em 1994, o Corsa Wind era vendido por menos de R$ 7,5 mil, o equivalente a cerca de 107 salários mínimos da época. Naquela década, o real era mais valorizado que o dólar e o salário mínimo era de R$ 70.
Com a inflação atual, o preço do mesmo modelo hoje seria cerca de R$ 70 mil, equivalendo a 53 salários mínimos. Curiosamente, o Corsa Wind 1994 desvalorizou pouco, valendo cerca de R$ 7.391 no mercado de seminovos, segundo a tabela Fipe.
Embora a fabricação do Corsa tenha chegado ao fim no Brasil em 2012, o modelo continua vivo na Europa, inclusive com versões eletrificadas. No mercado brasileiro, sua última versão, o Classic, foi descontinuada em 2016, marcando o fim de uma era.