Quantos quilômetros um carro pode rodar para ainda ser chamado de ‘zero-km’?

Veja como diferentes países definem o que é considerado um carro "zero-km" e suas variáveis quilométricas.

A compra de um veículo novo implica entender o que é realmente um carro “zero-km”. A ideia de comprar um carro direto da fábrica é atraente. Entretanto, é importante saber que, ao sair da linha de produção, ele já percorreu alguns quilômetros.

Esses veículos, em sua maioria, passam por deslocamentos para adentrar e sair de caminhões-cegonha e concessionárias.

No caso de exportação, os trajetos incluem viagens de navio. Essa rodagem é registrada no odômetro, tornando impossível a eliminação dos registros sem conhecimentos avançados em computação.

O que é um carro 0 km no Brasil?

A questão que se levanta é: até quantos quilômetros um carro pode rodar antes de deixar de ser considerado “zero-km”? A legislação brasileira não determina um número exato. Um carro é novo se não foi emplacado desde sua fabricação.

Conforme explicam advogados, a Lei Ferrari regula a venda de automóveis no Brasil. Ela impede a compra de um veículo “zero-km” com a intenção de revenda. No entanto, permite a transferência entre concessionárias de uma mesma rede e para exportação.

Se um comprador deseja contestar a quilometragem de seu carro novo, deve considerar a necessidade real de deslocamento do veículo. O impacto dessa rodagem nas características de um carro “zero-km” é outro fator a ser analisado.

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Comparações globais

Na Alemanha, a legislação permitia, até 2023, que carros de até seis meses de fabricação ou 6.000 km fossem considerados novos.

A partir de 2024, o limite de rodagem será de 1.000 km, com o prazo estendido para oito meses. O emplacamento não necessariamente transforma o carro em usado.

Nos Estados Unidos, a regra considera o veículo novo até a entrega ao cliente, com limite de 483 km. A legislação americana indica que um carro deve ter sido conduzido apenas para transporte ou testes, sem ultrapassar 300 milhas no odômetro.

A definição de um veículo “zero-km” varia significativamente ao redor do mundo. Não existe um consenso global sobre a quilometragem permitida antes que um carro deixe de ser considerado novo. Portanto, os compradores devem estar cientes das normas específicas de seu país.

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