Quase não venderam: os carros que ninguém quis comprar em 2025
De SUVs a sedãs, levantamento revela os modelos com baixas vendas no Brasil.
Vitrines cheias não garantem giro rápido. Prova disso é que, em 2025, alguns carros atravessaram o ano quase invisíveis nas estatísticas, mesmo com o mercado em expansão. Os dados expõem escolhas erradas de posicionamento e decisões que não dialogaram com o consumidor.
A preferência nacional mudou de faixa. SUVs compactos e modelos eletrificados ganharam terreno, enquanto projetos tradicionais perderam espaço por preço elevado, oferta restrita e pouco apelo frente às novas demandas. A concorrência intensa acelerou esse deslocamento.
Os números baixos não indicam apenas fracasso pontual. Eles também funcionam como termômetro de um mercado que mudou de direção, onde a leitura de tendência, timing e estratégia passaram a definir quem permanece relevante e quem fica esquecido no pátio.
Carros com baixas vendas em 2025
Mesmo com proposta tecnológica, o Kia Stonic somou apenas 97 unidades, o Kia Niro fechou com 242 e o Hyundai Kona registrou 634 saídas. O trio não engajou o público, o que expõe desafios de comunicação, rede e precificação.
A concorrência entre SUVs mais conhecidos elevou a barreira de entrada.
Mitsubishi Pajero fechou com 1.722 emplacamentos, GM Trailblazer com 1.952 e VW Tiguan com 2.154, bem distantes das líderes. Toyota RAV4 somou 2.442, Ford Bronco 2.367 e GM Equinox 2.175, que também ficaram abaixo dos concorrentes mais fortes. Portanto, o preço alto e a disponibilidade restrita limitaram a demanda.
Nos sedãs, o Honda Civic registrou 1.112, o Honda Accord 208 e o VW Jetta 924, confirmando a migração para utilitários. O Nissan Sentra liderou esse conjunto com 4.763 vendas, ainda longe do apelo dos SUVs compactos. O movimento confirma a retração dos três-volumes no Brasil.
Outros destaques do recorte
Entre elétricos e híbridos, o BYD Seal marcou 2.918 e o GWM Ora 03, 2.895, volumes moderados para propostas recentes. Além disso, o Volvo EX40 somou 509 e o BYD Tan, 131, patamares claramente de nicho. Assim, a eletrificação ainda enfrenta barreiras de preço e infraestrutura.
No segmento premium e no médio, o Mercedes-Benz GLC chegou a 1.900 e o Honda ZR-V a 1.795, enquanto o Hyundai Tucson ficou em 1.355. Por sua vez, o Suzuki Jimny Sierra anotou 1.315 e o Volvo XC90, 931.
Ademais, o Honda CRV somou 787 unidades, o Kia Sportage emplacou 554 e o JAC E-JS1 teve 535 saídas, enquanto o Audi A3 Sedan registrou 511, o Audi A5 ficou com 875, o Audi A3 totalizou 235 e o Kia Carnival amargou 250 vendas.
Números do ano: modelos com vendas baixar
A seguir, o consolidado de modelos que permaneceram com volumes modestos no Brasil em 2025. Os totais refletem unidades acumuladas no ano.
| Modelo | Vendas em 2025 |
|---|---|
| NISSAN/SENTRA | 4.763 |
| BYD/SEAL | 2.918 |
| GWM/ORA 03 | 2.895 |
| TOYOTA/RAV4 | 2.442 |
| FORD/BRONCO | 2.367 |
| GM/EQUINOX | 2.175 |
| VW/TIGUAN | 2.154 |
| GM/TRAILBLAZER | 1.952 |
| M.BENZ/GLC | 1.900 |
| HONDA/ZR-V | 1.795 |
| MITSUBISHI/PAJERO | 1.722 |
| CAOA CHERY/ARRIZO 6 | 1.392 |
| HYUNDAI/TUCSON | 1.355 |
| SUZUKI/JIMNY SIERRA | 1.315 |
| HONDA/CIVIC | 1.112 |
| VOLVO/XC90 | 931 |
| VW/JETTA | 924 |
| AUDI/A5 | 875 |
| HONDA/CRV | 787 |
| HYUNDAI/KONA | 634 |
| KIA/SPORTAGE | 554 |
| JAC/E-JS1 | 535 |
| AUDI/A3 SEDAN | 511 |
| VOLVO/EX40 | 509 |
| KIA/CARNIVAL | 250 |
| KIA/NIRO | 242 |
| AUDI/A3 | 235 |
| HONDA/ACCORD | 208 |
| BYD/TAN | 131 |
| KIA/STONIC | 97 |
Os resultados evidenciam a migração do consumo para SUVs compactos e intermediários. Portanto, sedãs tradicionais e projetos de nicho devem alinhar preço, posicionamento e disponibilidade para ganhar fôlego.