Quase ninguém acerta: para você, de quem é a prioridade nesta situação de trânsito?
Teste seus conhecimentos nas leis de trânsito como uma situação que pode confundir a mente de qualquer motorista.
As regras de trânsito são um conhecimento básico que todo motorista precisa ter para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dirigir com segurança e evitar multas. Mas mesmo os condutores mais conscientes às vezes ficam em dúvida quando o assunto é prioridade.
Um questionamento bem comum é: quem tem a prioridade em um cruzamento não sinalizado? A resposta é fácil, mas muitos erram e acabam provocando acidentes por falta de conhecimento das leis.
Se não existe semáforo ou uma placa de parada obrigatória, fica difícil saber qual motorista deve tomar a dianteira e passar primeiro, especialmente porque o fluxo de veículos é regulado pela sinalização. Porém, existe uma maneira certa de interpretar essa situação.
Quem tem preferência em um cruzamento sem sinalização?
Quando não há sinalização correta nas vias e existem três veículos prontos para fazer a conversão, um deles tem prioridade. A imagem abaixo ilustra o cenário com os carros A, B e C, no qual dois querem virar e um deseja seguir reto na mesma rua.
Situação de trânsito para analisar quem tem a prioridade. (Foto: Reprodução)
E aí, de quem é a prioridade nessa condição tão confusa? A resposta certa é: o carro A. O motorista que vai seguir em frente, sem fazer uma conversão, tem a prioridade para seguir justamente porque vai continuar no mesmo caminho.
Nessa situação de trânsito, os veículos B e C devem aguardar o primeiro seguir antes de fazer a conversão. A partir daí, quem vem da direita tem a prioridade (C), conforme manda a lei.
O cenário só seria diferente caso houvesse uma placa de parada na via. Então, para resumir, a sequência correta na imagem acima é: o carro A vai primeiro, o carro C faz a conversão em seguida e, só então, é a vez do carro B.