Quase ninguém percebeu que ESTES carros têm o mesmo motor

Compartilhamento de motores é algo bastante comum entre certos modelos automotivos para poder baixar custos, mas alguns casos impressionam.

Mais importante do que visual, carroceria ou qualquer outro componente, o motor é o coração que faz um veículo funcionar. Para criar projetos cada vez mais potentes, eficientes e tecnológicos, é comum que grandes montadoras mundiais façam parcerias em troca de dividir custos.

Esses acordos resultam na utilização de um mesmo propulsor em carros de diferentes marcas e segmentos. Em muitos casos, os “irmãos” são até parecidos e a dupla acaba fazendo sentido, mas existem ocasiões em que o compartilhamento é curioso.

Fiat Toro e Hyundai Azera são um exemplo de veículos que compartilham o mesmo motor (Foto: Divulgação)

5 duplas de carros que compartilham o mesmo motor

Abaixo, elaboramos uma lista de carros que utilizam o mesmo motor, mas formam uma combinação inusitada porque um modelo não tem muito a ver com o outro. Confira.

1. Citroën C3 e Mini Cooper

Começando com uma parceria bem conhecida entre BMW e PSA, temos o motor 1.6 aspirado de quatro cilindros que está presente no Citroën C3 até hoje.

Esse mesmo conjunto foi visto no Mini Cooper por um bom tempo, além de aparecer no Citroën C4 Cactus e em outros modelos da BMW.

2. Renault Espace e Nissan 350Z

A partir da Aliança Renault Nissan, as montadoras criaram um novo conjunto para equipar seus carros. O inesperado nessa história é que o motor 3.5 V6 aspirado que move a minivan de sete lugares da Renault também é utilizado no esportivo japonês.

3. Mercedes-Benz GLB e Renault Duster

O acordo entre Renault e Mercedes-Benz não é segredo para ninguém, mas pouca gente sabe que esses dois SUVs são equipados com o mesmo propulsor, um 1.3 turbo de quatro cilindros.

Desenvolvido em conjunto entre as montadoras, ele também está/esteve presente em modelos como Oroch, Captur, CLA, Classe A e Classe B.

4. Toyota Corolla e Lotus Elise


Quem diria que o propulsor de 1.8 quatro cilindros do Corolla seria o mesmo de um esportivo, o Lotus Elise. A verdade é que ele impulsionou o mesmo por um bom tempo, até a venda da Lotus para o grupo Geely.

5. Hyundai Azera e Fiat Toro

Chrysler, Mitsubishi e Hyundai se uniram para criar o motor 2.4 aspirado de quatro cilindros que ficou conhecido no Hyundai Azera entre 2005 e 2008, mas poucos se lembram que ele também brilhou na Fiat Toro.

Óbvio que o conjunto passou por melhorias, tendo em vista que só chegou à picape em 2017.

você pode gostar também