Quem leva a melhor na disputa entre Chery Tiggo 5x e Nissan Kicks?
Colocamos o chinês e o japonês cara a cara para descobrir qual dos dois SUVs é a melhor opção para o consumidor.
O segmento de SUVs está cada vez mais disputado com a chegada de novos lançamentos, mas quem está no mercado há anos também faz bonito. Uma das disputas mais interessantes de se acompanhar é entre o chinês Chery Tiggo 5x e o japonês Nissan Kicks.
O primeiro tem se destacado bastante no volume de vendas e pelo pacote de equipamentos, mas o outro oferece preço mais acessível e a confiabilidade que a marca japonesa entrega. Afinal, qual dos dois modelos é o melhor?
Chery Tiggo 5x vs Nissan Kicks
Começando pelo preço, o Tiggo 5x na versão mais básica custa R$ 117 mil e vem equipado com motor 1.5 turbo de 150 cv e câmbio CVT. A gama conta ainda com a variante Pro, por R$ 130 mil e a mesma motorização; e o Hybrid, que custa quase R$ 145 mil e tem um segundo propulsor elétrico para gerar 160 cv.
Já o Kicks parte de R$ 113 mil na versão Active, seguida das configurações Sense e Advance pelos preços de R$ 118 mil e R$ 138 mil, respectivamente. A opção topo de linha Exclusive supera os R$ 150 mil. Considerando a variante mais em conta, o Nissan sai na frente.
Em relação à lista de equipamentos do modelo mais básico, o Chery tem um pacote mais robusto, com bancos do motorista em couro com ajuste elétrico, chave presencial, partida remota, sensores de estacionamento, saída traseira de A/C, rodas aro 17, freio elétrico com Auto Hold, retrovisores com rebatimento elétrico, aquecimento e repetidores de seta, controle de descida, faróis e lanterna de neblina, além de apoios de braço dianteiro e traseiro.
O Kicks não tem itens exclusivos, mas vem com o básico que se espera de um SUV: seis airbags, central multimídia, sensor crepuscular e piloto automático. Aqui, quem ganha é o chinês.
Falando de motorização e consumo de combustível, o Tiggo 5x oferece dois conjuntos diferentes, sendo um motor 1.5 turbo de 150 cv/21,4 kgfm e câmbio CVT de 9 velocidades; e outra opção híbrida que adiciona um propulsor elétrico de 10 cv e 4,1 kgfm, totalizando 160 cv e 25,5 kgfm.
O utilitário esportivo da Nissan leva o mesmo propulsor em todas as versões, um 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm, com câmbio CVT de 6 velocidades. Entretanto, ele se sai melhor no consumo, sendo mais eficiente tanto na cidade quanto na estrada.
O Tiggo 5x faz 6,9 km/l (cidade) e 8,1 km/l (estrada) com etanol, além de 9,9 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada) com gasolina. Já o Kicks rende 7,8 km/l (cidade) e 9,5 km/l (estrada) com etanol; e 11,4 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada) com gasolina no tanque.
E aí quem vence?
Outros pontos interessantes de analisar antes da resposta são a capacidade do porta-malas (432 litros no japonês e entre 330 e 340 litros no chinês) e as dimensões (o Tiggo 5x é ligeiramente maior). Vale mencionar ainda o teto panorâmico disponível na versão intermediária e na mais cara do Chery.
Colocando tudo isso na balança, temos praticamente um empate. O Chery Tiggo 5x faz jus à fama e vence na categoria de equipamentos, mostrando que veio para incomodar os rivais. Já o Nissan Kicks, atual favorito dos brasileiros, consome menos combustível e tem preço mais baixo.
Em resumo, ambos são considerados boas compras no segmento de SUVs. No entanto, cabe destacar que o modelo japonês deve passar por uma grande renovação em nosso mercado, indicando que o projeto atual pode estar um pouco ultrapassado.