Quer andar de carrão gastando pouco? Ferrari com consumo de C3 e outros carros potentes dão conta do recado
Carros de alta performance oferecem bons níveis de consumo de combustível para atender às novas regras de emissões.
O consumo excessivo de combustível aos poucos vem deixando de ser um sinônimo dos carros mais potentes, resultado das normas cada vez mais restritas para emissões de poluentes. Hoje, muita gente consegue ter um modelo de alta performance sem virar sócio do posto de gasolina.
Um bom exemplo é a Ferrari 296 GTS, automóvel de desejo com 830 cv de potência. Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o modelo tem quase a mesma eficiência energética que a versão automática do Citroën C3 com propulsor 1.6.
O consumo médio do veículo italiano é de 1,97 MJ/km (megajoules por quilômetro), contra 1,96 MJ/km do compacto francês. Os dados são do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular).
E o carrão da Ferrari não é o único. Também é possível comparar a eficiência energética da McLaren Artura, que entrega 680 cv e vai de 0 a 100 km/h em três segundos, com o consumo do Hyundai HB20S com motor 1.0 aspirado de 80 cv. O primeiro usa em média 1,58 MJ/km para se deslocar, enquanto o segundo tem margem de 1,52 MJ/km.
A explicação para tanta eficiência é a tecnologia híbrida plug-in, que possibilita o uso do carro por vários quilômetros em modo 100% elétrico por meio de baterias recarregáveis. Considerando a potência e os critérios do Inmetro, a média de consumo em megajoules por quilômetro dos esportivos citados é baixa.
Vale pontuar que os modelos da lista, quando abastecidos com gasolina, possuem um consumo de combustível bem mais expressivo do que quando rodam exclusivamente no modo elétrico. Também é importante mencionar que a propulsão híbrida melhora o consumo na cidade.
5 carrões que consomem pouco
O programa do Inmetro mede o gasto de energia necessário para determinado automóvel se locomover (consumo energético) em MJ/km, e os resultados são padronizados em notas que vão de “A” até “E”. Veja alguns exemplos de automóveis potentes que consomem pouco para rodar.
1- Ferrari 296 GTS
Seu motor 3.0 turbo a gasolina com sistema híbrido plug-in gera potência de 830 cv, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos. A eficiência energética é de 1,97 MJ/km e as médias de consumo ficam em torno de 6 km/l (cidade) e 8 km/l (estrada).
2- Mini Countryman All4
O modelo tem potência de 224 cv gerada pelo motor 1.5 turbo a gasolina com sistema híbrido plug-in. A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 6,8 segundos e o consumo energético é de 0,80 MJ/km. O Mini Countryman All4 faz, em média, 10,1 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
3- WM Haval H6 GT
Seu gasto energético é de 0,77 MJ/km e as médias de consumo são de 11,4 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada), segundo o Inmetro. O automóvel é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com sistema híbrido plug-in, que desenvolve até 393 cv e vai de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
4- McLaren Artura
O Artura vem com um super motor 3.0 turbo a gasolina e sistema híbrido plug-in, com 680 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 3 segundos. Ele tem consumo energético de 1,58 MJ/km e médias de consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada.
5- Jaguar F-Pace PHEV
O último da lista é equipado com motor 2.0 turbo a gasolina com sistema híbrido plug-in que gera 404 cv e vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. Com consumo energético na faixa dos 0,94 MJ/km, o carro gasta 7,8 km/l na cidade e 9 km/l na estrada.