Quer fazer a grana sobrar? Veja a velocidade ideal para economizar gasolina
Grande marca de automóveis revela a melhor velocidade para trafegar se você quer poupar combustível.
Realizar a manutenção do carro nos prazos indicados pela montadora, escolher um posto de qualidade e dirigir de forma mais consciente são algumas formas de economizar combustível. Uma coisa interessante sobre o assunto é que também existe uma velocidade ideal para poupar gasolina.
O Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), baseado em transações feitas nos postos de combustível, revela que o preço da gasolina teve alta de 1,64% no acumulado de julho ante a primeira quinzena do mesmo mês. A média foi de R$ 6,19 o litro.
O aumento reflete o reajuste de 7,11% anunciado pela Petrobras no dia 8 de julho e pode ficar maior nas próximas semanas.
Portanto, o motorista que deseja economizar precisa adotar algumas estratégias para maximizar a eficiência do carro e reduzir as idas ao posto de combustível. Uma forma de fazer isso é ficar de olho na velocidade em que trafega.
Carro gasta menos gasolina quando está nesta velocidade
Foto: Shutterstock
Embora poucos prestem atenção a isso, um dos fatores que influenciam o consumo é a forma como o condutor dirige seu veículo. Quem está preocupado com essa despesa precisa começar a pensar em quão rápido (ou devagar) pisa no acelerador.
Conforme especialistas, a velocidade ideal para otimizar o gasto de combustível fica entre 50 km/h e 70 km/h, ritmo que deve ser mantido constante para economizar.
Já em trajetos mais longos, como viagens por rodovias, a recomendação é manter uma velocidade constante de até 90 km/h. Além da missão de evitar que a gasolina desapareça do tanque rapidamente, manter uma velocidade adequada reduz os riscos de acidentes fatais e preserva vidas.
Dicas que podem ser úteis
O motorista também pode adotar outras práticas úteis para poupar gasolina e evitar abastecer muitas vezes no mês. Cabe ressaltar que o modelo e a marca do carro têm influência direta no consumo, bem como o estado de conservação do veículo e eventuais falhas mecânicas.
A primeira recomendação é não acelerar de forma brusca, pois isso aumenta o consumo em até 50% em relação a uma aceleração gradual. Outra dica é não deixar o motor ligado para aquecer por mais de um minuto.
Manter apenas os itens necessários no porta-malas também é essencial, já que o gasto aumenta 2% a cada 50 kg. Por fim, o motorista deve dosar o uso do ar-condicionado, pois o acionamento excessivo eleva em 10% a necessidade de combustível.