Radarbot pode gerar multa? Saiba se app que detecta radares é contra a lei

Ferramenta usada pelos motoristas brasileiros promete detectar e enviar alertas sobre a presença de radares de velocidade.

O Radarbot é mais um aplicativo que surgiu como um aliado dos motoristas que querem evitar multas, especialmente nas rodovias do país. A ferramenta promete detectar e alertar sobre a presença de radares de medição de velocidade para que o condutor não ultrapasse o limite permitido.

O aumento de sua popularidade levanta dúvidas sobre a legalidade do uso de um sistema que permite ao motorista rodar acima da velocidade permitida e reduzir apenas pouco antes de passar pelo equipamento. Ele também gera questões a respeito do impacto na segurança no trânsito.

Funcionamento do app

O Radarbot é um aplicativo para celular que, assim como o Waze, usa uma base de dados fornecida pelos próprios motoristas. Utilizando o GPS, ele alerta os condutores sobre radares de velocidade próximos à sua localização, sejam eles fixos e móveis, além de semáforos com câmeras de fiscalização.

As informações fornecidas em tempo real possibilitam que a pessoa reduza a velocidade do veículo antes de passar pela fiscalização para evitar multas. Com a contribuição de cada vez mais usuários, o app se tornou um aliado para escapar de penalidades.

Lei proíbe o uso?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) proíbe o uso de “qualquer aparelho, dispositivo ou técnica que possa interferir no funcionamento de equipamentos medidores de velocidade”. Pelo menos em teoria, o Radarbot é ilegal, já que a tecnologia alerta o motorista sobre a presença do radar.

No entanto, quem defende o uso da plataforma argumenta que ela não interfere nos dispositivos de fiscalização, apenas informa que há um equipamento próximo. Essa informação, inclusive, está disponível em portais oficiais como o da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET SP).

Em meio às discussões, ainda não há uma definição uniforme no país sobre o uso do Radarbot. Alguns estados proíbem sua utilização, enquanto outros ainda não se manifestaram.

você pode gostar também