RAM 1500 TRX Final Edition: picape se despede de sua versão mais extrema
A empresa americana apresentou a série de despedida TRX, cuja produção terminará no final do ano. Serão construídas 4.000 unidades.
A RAM 1500 TRX nasceu como uma resposta da RAM ao F-150 Raptor. Contudo, estabeleceu um padrão muito mais alto para ser coroado como o captador mais extremo e poderoso de todos.
A combinação entre um 1500 Rebel e o brutal motor HEMI Hellcat deu origem ao TRX. Apesar disso, o progresso na estratégia de eletrificação da Stellantis leva o modelo ao fim.
O mesmo caso atinge o Dodge Challenger e o Charger. Com o encerramento da produção previsto para o final do ano, para se despedir, a empresa americana acaba de apresentar o TRX Final Edition.
RAM TRX
Como o nome sugere, esta é uma série especial de despedida desta versão. Ela se destaca por detalhes exclusivos como as cores Delmonico Red, Night Edge Blue e Harvest Sunrise.
Conta ainda com rodas Satin Titanium beadlock, grafismos no capô, revestimentos específicos e bancos com logo TRX bordado nos encostos. Além disso, conta com aplicações de fibra de carbono no painel, painéis das portas e volante. Também inclui uma animação especial no painel de instrumentos e uma placa numerada no console central.
Apresentado em agosto de 2020, o RAM TRX se destaca pela estética imponente e intimidante. Apresenta moldura preta que se estende por toda a frente, unindo os faróis à grade – com o logo da RAM estampado no centro – e para-choques mais robusto e com melhor ângulo de ataque.
É claro que não faltam ganchos de reboque e uma placa antiderrapante. Mas o que mais chama a atenção é o capô volumoso: possui uma enorme entrada de ar central – com luzes LED de três posições – e duas saídas de ar adicionais. Não são um mero detalhe estético, são totalmente funcionais e ajudam o motor a “respirar” adequadamente.
Características
De perfil, acrescenta cavas das rodas alargadas e proteções pretas que se estendem pela parte inferior da carroceria. A suspensão tem maior folga – 29,9 cm – e utiliza amortecedores adaptativos Bilstein Blackhawk E2 carregados com nitrogênio, molas maiores e reforçadas e eixo traseiro com diferencial de travamento eletrônico Dana 60.
Menção especial para os pneus Goodyear Wrangler Territory de 35” – para alto desempenho em todos os tipos de terreno, específicos para esta versão – montados em rodas de 18”.
Interior
No interior, as arandelas de madeira foram substituídas por outras semelhantes em fibra de carbono, alumínio escovado e forros com costura vermelha. O estofamento combina couro com alcântara e o emblema TRX bordado nos encostos.
O volante tem desenho específico e o volante de seleção das marchas foi substituído por uma alavanca convencional. Também possui cames para usar o modo sequencial. Entre as opções estão bancos aquecidos e head up display.
Claro, o mais importante está sob o capô: o V8 HEMI Hellcat de 6,2 litros. Ele é sobrealimentado por um compressor volumétrico que eleva sua potência para 702 cv e 881 Nm de torque.
Está associado à caixa automática ZF de 8 velocidades e a um sistema de tração 4×4 com vários modos de condução com opções Normal, Molhado, Neve, Fora de estrada, Baixo, Areia e Pedra. Se estes números impressionam, o seu desempenho é ainda mais impressionante: apesar de pesar mais de 2.500 quilos, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingir 500 metros em 12,9 segundos.
Apenas 4.000 unidades desta série especial serão construídas na fábrica de Sterling Heights nos EUA, marcando o fim de uma era em que os motores de grande cilindrada voltaram a ser os protagonistas.