Rayton-Fissore Magnum: Um SUV com traços do Fiat Uno
Conheça a história intrigante do Rayton-Fissore Magnum, um SUV que combina o design do Fiat Uno com a robustez militar.
No setor automotivo, uma curiosidade que surpreende muitos é a existência do Rayton-Fissore Magnum, um veículo que, à primeira vista, poderia ser confundido com um Fiat Uno transformado em SUV. Essa comparação, embora inusitada, não é totalmente infundada, considerando a semelhança visual do Magnum com o Fiat Uno, especialmente em sua versão brasileira.
Desenvolvimento do Rayton-Fissore Magnum
Ele foi lançado em 1985. Desenvolvido inicialmente para fins militares, o Magnum 4×4 foi adaptado para o mercado civil a partir de uma sugestão de Tom Tjaarda, seu designer, que também trabalhou no clássico Fiat 124 Spider e no interior do Lamborghini Diablo.
Rayton-Fissore Magnum vermelho – Imagem: LaForza/Reprodução
O objetivo era competir no segmento do Land Rover Range Rover, oferecendo variadas opções de motores, inclusive alguns da Fiat, embora distintos dos utilizados no Uno.
As configurações incluíam desde o motor 2.0 de quatro cilindros do Tempra até opções mais robustas, como um 2.5 V6 da Alfa Romeo, e três versões de motores V8: um 5.0 da Ford, um 5.8 mais potente e um Vortec 6.0 aspirado.
A base do Magnum era derivada de uma versão enxuta do caminhão militar Iveco 40 PM 10, com componentes de suspensão e diferenciais do furgão Daily 4×4. A caixa de transferência BorgWarner destacava sua aptidão para terrenos off-road, preservando a robustez de seus tempos militares.
Imagem: Rayton-Fissore Magnum / Imagem: Laforza/Reprodução
O design do Magnum é uma fusão de estilos. A frente do veículo, com faróis retangulares e uma grade proeminente, remete ao Jeep Grand Cherokee dos anos 1990, porém com traços característicos do Fiat Uno. O capô, que integra parte do para-lama, é claramente inspirado no Uno brasileiro, assim como o perfil lateral do veículo. A traseira também faz referência ao Fiat Uno, especialmente na disposição dos elementos, embora as lanternas sejam de um Rover.
O interior do Magnum mistura elementos de embarcações com acabamentos em madeira e couro, adicionando um toque de sofisticação. Ao todo, aproximadamente 1.200 unidades com motor V8 foram produzidas para os EUA e 1.000 unidades a diesel para a Europa. O modelo foi descontinuado na Europa em 1998 e nos EUA em 2003, com a produção final ocorrendo em Brighton, Michigan.