Recarga em segundos! Tecnologia da Fórmula E pode ser a REVOLUÇÃO dos carros elétricos
Revolucionária tecnologia de recarga testada em São Paulo promete transformar o mercado de automóveis elétricos.
No início de dezembro, o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, foi cenário de um avanço notável no mundo dos carros elétricos. Durante a etapa da Fórmula E, uma tecnologia de recarga ultrarrápida chamada Pit Boost foi testada e mostrou resultados impressionantes.
Esta inovação tem potencial para revolucionar o tempo de carregamento dos veículos elétricos, oferecendo 10% de carga em apenas 30 segundos.
A Fórmula E tem servido como um campo de testes para tecnologias futuristas, que eventualmente podem ser adaptadas para automóveis de passeio. Para se ter uma ideia, a tecnologia tradicional de carregamento dos carros elétricos utiliza corrente alternada (AC) de 7 kW.
Porém, o Pit Boost surpreende com sua corrente de 600 kW, prometendo reduzir drasticamente os tempos de carregamento.
Possíveis implicações do Pit Boost
Apesar de promissor, o Pit Boost enfrenta desafios para sua implementação ampla, como a necessidade de infraestrutura adequada e a garantia de segurança. Esses são apenas alguns aspectos que precisam ser considerados.
(Foto: e-Formula/Reprodução)
No entanto, a história mostra que a Fórmula E tem sido uma fonte de inovações para carros de passeio, como sistemas de regeneração de energia e melhorias nas baterias.
Impacto na indústria automobilística
Além das baterias, a Fórmula E tem influenciado o desenvolvimento de pneus mais eficientes e duráveis, beneficiando os consumidores.
Carros como o Gen3 Evo, que aceleram de 0 a 100 km/h em 1,82 segundos, exemplificam o potencial dessas inovações. Com potência de 407 cv, que pode ser aumentada para 476 cv com o Pit Boost, os veículos estabelecem novos padrões de desempenho.
Resultados da etapa em São Paulo
A última corrida da temporada 2024 da Fórmula E ocorreu em São Paulo, com vitória do piloto britânico Sam Bird da McLaren. O brasileiro Lucas di Grassi terminou em 13º, enquanto Sérgio Sette Câmara ficou na 16ª posição, sem pontuar.
Embora o Pit Boost ainda não seja utilizado em todas as corridas, sua introdução pode pavimentar o caminho para futuras inovações nos carros elétricos de passeio.