Red Bull apresenta carro com motor V10 de 1.200 cv que atinge 15.000 rpm

Protótipo do supercarro RB17 foi apresentado pela marca durante o Goodwood Festival of Speed, realizado na Inglaterra.

O último projeto do icônico projetista Adrian Newey pela Red Bull Racing acaba de ser apresentado e, para a surpresa de muitos, não é um novo modelo para a Fórmula 1. A novidade é o RB17, um supercarro com mais de 1.200 cavalos de potência, em desenvolvimento desde 2022.

Revelado durante o Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, o protótipo com as principais características do veículo tem um motor V10 4.5 aspirado e híbrido, que segundo Newey foi escolhido devido ao ronco. O ruído é descrito como o “auge do barulho” dos veículos de F1.

O time de criação também conta com a equipe de Tecnologias Avançadas da Red Bull, que a princípio pensou em equipar o RB17 com um V8 turbo. No entanto, o ronco não era tão atrativo quando o propulsor aspirado de alta rotação.

Esse V10 consegue gerar 1.000 cv sem ajuda, mas o motor elétrico montado no câmbio automático ajuda a chegar aos 1.200 cv. Outro destaque do modelo é o torque máximo de 15.000 rpm.

Foto: Reprodução

Desafios e soluções do projeto

Newey se preocupou bastante com o peso do automóvel, que no final das contas ficou abaixo dos 900 kg, uma marca bem impressionante. Para reduzir o número, o chassi foi produzido com um composto de carbono e a transmissão de embreagens foi abandonada.

Os responsáveis decidiram utilizar sensores e softwares que detectam onde estão a engrenagem e o anel de fixação para realizar as mudanças de alta potência sem barreiras ou danos. Esse conjunto não tem a rapidez de um sistema de F1, mas poupa peso.

Outro foco do supercarro era a aerodinâmica. O projetista desenhou tudo à mão e enviou para testes de resistência ao ar. Os últimos retoques ficaram sob responsabilidade do design automotivo da Royal Academy of Art, que entregou um downforce de 1.700 kg a 350 km/h.

O RB17 tem espaço para dois ocupantes, um pequeno porta-malas no capô e espaço para guardar macacões e capacetes. Ainda falta ajustar alguns detalhes até os testes em pista, marcados para 2025.

A Red Bull planeja fabricar 50 unidades do RB17 em Milton Keynes, na Inglaterra, que serão vendidas a um preço ainda não informado. Nos bastidores, a estimativa está em torno de 5 milhões de libras, ou cerca de R$ 35,4 milhões.

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