Relatório revela que carros Kia e Nissan coletam e vendem dados dos motoristas
Durante todo o tempo em que os motoristas estavam dentro de seus carros Nissan ou Kia, eles estavam sendo observados.
As montadoras Nissan e Kia podem coletar dados sobre a “atividade sexual” e “vida sexual” de seus motoristas. Além disso, podem vender informações a terceiros, descobriu um novo relatório.
De acordo com o fabricante do navegador Firefox, Mozilla, a maioria das montadoras pode verificar várias fontes para obter informações pessoais sobre os motoristas depois de conectarem seus smartphones a serviços conectados ao veículo.
“Eles podem coletar informações superíntimas sobre você – desde suas informações médicas, suas informações genéticas, até sua ‘vida sexual’, até quão rápido você dirige, onde você dirige e quais músicas você toca em seu carro – em enormes quantidades. quantidades”, disseram os pesquisadores.
“Eles então usam isso para inventar mais dados sobre você por meio de ‘inferências’ sobre coisas como sua inteligência, habilidades e interesses”, acrescentaram.
O interesse da Nissan na “atividade sexual” dos utilizadores é mencionado na política de privacidade. Esta marca foi classificada em penúltimo lugar, pois coletou alguns dos tipos de dados mais perturbadores e reservou-se o direito de compartilhá-los ou vendê-los.
A política de privacidade da Kia também inclui a recolha de dados sobre “vida sexual”. Seis fabricantes de automóveis reservaram-se ao direito de recolher informação genética, revelou o relatório.
Coleta de dados
Segundo o relatório, a VW está interessada no comportamento de condução, entre outras coisas. A Audi sabe muito sobre os hábitos dos motoristas, locais visitados, streaming de música e velocidades de direção, e afirma que pode compartilhar e até vender essas informações a terceiros.
Além disso, o relatório mostrou que cerca de 84 por cento das marcas de automóveis partilham ou vendem dados de utilizadores com corretores de dados, prestadores de serviços e outros. Cerca de 56% podem compartilhar suas informações com o governo ou com as autoridades policiais em resposta a uma “solicitação”.
Em 92 por cento dos casos, os condutores têm pouco ou nenhum controle sobre os seus dados, uma vez que apenas duas marcas, Renault e Dacia, afirmaram que todos os condutores têm o direito de ver os seus dados apagados.
Estes veículos estão disponíveis apenas na Europa, onde são abrangidos pelo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). “É tão estranho para nós que aplicativos de namoro e brinquedos sexuais publiquem informações de segurança mais detalhadas do que carros”, afirmaram os pesquisadores.