Renault promete retorno triunfal dos veículos 4×4 com nova tecnologia

Renault revoluciona o mercado brasileiro com novos modelos 4x4, prometendo eficiência e inovação tecnológica.

A Renault está prestes a redefinir o conceito de veículos 4×4 no Brasil. Com lançamentos programados, o Renault Boreal e a picape Niagara prometem oferecer tração nas quatro rodas de maneira revolucionária.

A grande novidade é a eliminação do tradicional cardã, substituído por uma tecnologia híbrida desenvolvida pela Valeo, que promete aliar eficiência e desempenho.

Desde 2020, após o término da produção do Duster 4×4, a Renault não oferecia modelos 4×4 no Brasil. Agora, a fabricante francesa aposta em um sistema híbrido inovador, que poderá até superar as versões convencionais em termos de eficiência energética.

O segredo está em um eixo traseiro elétrico, comandado por um motor elétrico de 48V e duas marchas, desenvolvido pela Valeo.

Nova era dos 4×4: Dual Speed 48V

A tecnologia, denominada Dual Speed 48V, permite que o carro ofereça uma marcha para altas velocidades e outra para baixas, otimizando a força do motor elétrico.

Este sistema será utilizado no Dacia Bigster na Europa, equivalente ao Boreal no Brasil, que está previsto para ser lançado em 2026 com um motor 1.2 turbo e um sistema híbrido leve de 48V.

Instalado no eixo traseiro, ele permite otimizar a distribuição de torque, sem comprometer o consumo de combustível. O sistema elimina a necessidade do cardã, promovendo uma redução significativa de peso e utilizando um motor elétrico que pode atingir 34 cv de potência de pico, com torque equivalente a 183 kgfm nas rodas.

Renault Boreal deve trazer novidades ao Brasil em 2026. (Foto: Reprodução)

Além disso, a tecnologia da Valeo beneficia o veículo em diversas situações. O modo “neutro” auxilia na eficiência, ao desconectar o motor elétrico das rodas em momentos específicos, evitando perdas por arrasto.

Sua capacidade de regeneração da energia cinética durante as desacelerações também contribui para recarregar a bateria de forma eficaz.

Renault Boreal e Niagara: inovações para o futuro

No Brasil, o Renault Boreal será equipado com um motor 1.3 turbo de 163 cv, acoplado a um câmbio DW23 e ao sistema Dual Speed 48V.

Este câmbio de dupla embreagem, já utilizado no Kardian, permitirá ao veículo desconectar o motor a combustão das rodas e operar com o motor elétrico traseiro em pequenas distâncias, garantindo assim uma economia de consumo.

O sistema gerador (BSG), acoplado ao motor a combustão, reforçará a eficiência energética ao gerar energia para o sistema híbrido. Com essa tecnologia, a Renault espera alcançar uma redução de 4% no consumo médio, chegando a 7% em ciclos rodoviários.

Com a introdução destes modelos, a Renault mira na inovação e eficiência para conquistar o mercado brasileiro de 4×4. A promessa de um sistema híbrido que alia tecnologia avançada e desempenho eficiente é um passo significativo para a fabricante.

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