Reprovados! 7 carros menos seguros que estão à venda no Brasil
Alguns modelos vendidos no país ainda deixam a desejar em segurança veicular, segundo o Latin NCAP.
A segurança veicular tem sido foco de crescente atenção ao longo dos anos e, no Brasil, não é diferente. O Latin NCAP, uma organização que testa automóveis na América Latina desde 2010, destacou recentemente modelos ainda preocupantes em termos de segurança. Embora as exigências para a homologação de veículos no Brasil tenham aumentado, ainda há um distanciamento em relação às normas internacionais.
No passado, modelos como Chevrolet Agile, Fiat Palio e Volkswagen Gol receberam avaliações baixas nos crash-tests. Contudo, após 14 anos de rigorosos testes, as montadoras iniciaram melhorias significativas em seus veículos. Medidas governamentais exigiram, por exemplo, a inclusão de airbags, freios ABS e, mais recentemente, controle de estabilidade em todos os veículos novos, elevando o padrão de segurança.
Apesar das melhorias implementadas, alguns carros ainda estão aquém do esperado. Os resultados dos testes Latin NCAP revelam que certos modelos não conseguem alcançar boas notas, mesmo cumprindo as regras oficiais para homologação no Brasil. Assim, a segurança desses veículos permanece um ponto crítico para a indústria automobilística nacional.
7 modelos de carros mais problemáticos no Brasil em 2024
Os testes do Latin NCAP seguem um sistema de pontuação que vai até cinco estrelas, sendo três estrelas o resultado médio esperado. No entanto, modelos que alcançam até duas estrelas são considerados abaixo da média. O órgão evita listar veículos não disponíveis no Brasil devido a diferenças de equipamentos, como ocorreu com o Jeep Renegade.
- Lista de carros com baixa segurança
Abaixo estão os carros que não alcançaram um desempenho satisfatório nos testes mais recentes, recebendo até duas estrelas:
Fiat Strada apareceu na lista feita pela Latin NCAP (Foto: Divulgação/Fiat)
- Citroën C3;
- Fiat Argo/Cronos;
- Fiat Mobi;
- Fiat Pulse;
- Fiat Strada;
- JAC E-JS1;
- Peugeot 208.
Esses modelos ainda apresentam deficiências que comprometem a segurança dos ocupantes em casos de colisão, segundo os padrões do Latin NCAP.
Embora o Brasil tenha avançado em termos de segurança veicular, ainda existem modelos no mercado que não atendem plenamente às expectativas.
Além disso, a presença desses veículos na lista do Latin NCAP ressalta a necessidade contínua de aprimoramento das exigências de segurança. É essencial que tanto fabricantes quanto consumidores priorizem o bem-estar dos passageiros como critério fundamental na escolha e produção de automóveis.