Retorno! Marca famosa de postos de combustível anuncia volta ao Brasil
Acordo de licenciamento com a rede Ipiranga viabiliza o retorno da Texaco ao país mais de uma década após sua saída.
Um acordo entre a rede Ipiranga e a petroleira americana Chevron trará de volta ao Brasil um nome bastante reconhecido por aqui: Texaco. Os postos de combustíveis da marca chegaram ao país em 1915, mas saíram em 2008 após a empresa ser comprada pela Ultrapar Participações.
Agora, a Ipiranga será responsável por vender os combustíveis Texaco no mercado brasileiro e operar as lojas de conveniência desses estabelecimentos sob a marca Star Mart. Segundo Tracey Gardiner, vice-presidente de lubrificantes da Chevron para as Américas, a empresa planeja seguir com a construção da força do nome.
“Por meio de uma rede de pontos de venda de combustíveis em todo o país, a marca Texaco oferecerá combustíveis com tecnologia Techron e serviços para satisfazer as necessidades dos nossos clientes, tanto em seus veículos quanto em suas vidas”, disse.
A Ipiranga garante que a volta dos postos beneficia o mercado de distribuição nacional e dá mais força à sua rede, que agora terá um selo internacional.
“Usaremos nossa expertise, infraestrutura e credibilidade para apoiar o retorno da marca Texaco, que tem um histórico de sucesso no mercado brasileiro”, destaca Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.
Texaco no Brasil
Foto: Tada Images/Shutterstock
A parceria entre a marca e o país começou em 1915, a partir da fabricação e venda de lubrificantes automotivos e industriais. A comercialização de combustíveis pela Texaco só começou dois anos depois, nos Estados Unidos, e logo os postos se popularizaram por diversos países.
Um ponto importante da história da empresa foi a fusão com a Chevron Corporation em 2002, que deu origem à ChevronTexaco Corporation, segunda maior companhia de energia sediada nos EUA. Após 90 anos de operação no Brasil, a razão social mudou para Chevron Brasil em 2005.
Em 2008, o grupo Ultrapar, controlador da Ipiranga, comprou a marca em um negócio de R$ 1,16 bilhão, e aproximadamente 2 mil postos foram adicionados à sua rede após a venda. O licenciamento do nome Texaco seguiu até 2013, quando os postos foram alterados para Ipiranga.