Revolução automotiva: GM lança sistema híbrido que dispensa alternador
Tecnologia híbrida flex baseada no Monza chinês deve impulsionar as vendas de veículos híbridos da marca no Brasil.
A General Motors prepara uma nova fase no mercado automotivo brasileiro com a introdução de seu sistema híbrido flex, que tem o objetivo de reduzir emissões e melhorar a eficiência no consumo de combustível. A tecnologia possui um diferencial em relação a outras semelhantes: a falta de alternador.
A montadora, que inicialmente resistiu aos modelos híbridos, preferindo focar em veículos 100% elétricos, agora aposta na tecnologia híbrida leve, baseada no Monza chinês, para impulsionar suas vendas no Brasil.
Ainda não há confirmação sobre quais carros receberão o sistema híbrido flex, mas o SUV Tracker e a picape Montana podem ser os primeiros da lista. A partir de 2025, a dupla Onix e Onix Plus também pode receber o novo conjunto.
Onix Plus (Foto: Divulgação/Chevrolet)
Como funciona o novo sistema híbrido flex da GM
O grande diferencial do sistema híbrido flex da GM está na substituição do tradicional alternador por um gerador elétrico de 48V, que auxilia o motor a combustão, mas não atua diretamente no sistema de tração. Esse gerador ajuda a melhorar o desempenho do carro, resultando em menos consumo de combustível e emissões reduzidas.
No Monza chinês, o sistema é acoplado a um motor 1.3 turbo a gasolina de 161 cv. No Brasil, ainda não está confirmado qual motor será utilizado, mas é provável que sejam os motores 1.0 ou 1.2 produzidos no país.
Embora a GM não tenha revelado oficialmente quais veículos receberão o sistema híbrido flex, acredita-se que o SUV Tracker e a picape Montana sejam os primeiros a utilizá-lo. Além disso, os modelos Onix e Onix Plus passarão por atualizações no início de 2025 para atender às novas normas de emissões estabelecidas pelo Proconve L8.
Benefícios do sistema híbrido flex
Entre as principais vantagens do novo sistema estão:
Maior eficiência no consumo de combustível: o gerador elétrico auxilia o motor a reduzir o gasto de combustível.- Menos emissões: o sistema ajuda a atender às exigências do Proconve L8, com menor impacto ambiental.
- Condução mais suave: a tecnologia garante uma direção mais confortável, com menos ruído e vibração.
A GM está apostando em um futuro mais sustentável, adaptando suas tecnologias para atender às demandas de um mercado cada vez mais consciente.
Com esses lançamentos, o ano de 2025 promete mudanças significativas na linha de veículos da montadora no Brasil, trazendo inovação e economia ao consumidor.