Risco de acidente é maior em rodovias federais sob gestão do governo

Estudo elaborado a partir de dados da PRF aponta que o número de casos em estradas sob concessão é menor.

O risco de um acidente de trânsito ocorrer em uma rodovia federal sob gestão pública no Brasil é 3,2 vezes maior do que em uma estrada sob concessão da iniciativa privada. O estudo divulgado pela Fundação Dom Cabral (FDC), baseado em dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é referente ao ano de 2023.

Do total de 65.176 acidentes notificados pelas autoridades no ano passado, 34.650 foram registrados em rodovias sob gestão pública e 30.526 ocorreram em estradas sob concessão.
Embora exista essa diferença, é importante destacar que o volume de ocorrências em rodovias concedidas vem crescendo desde 2018, mas está em trajetória de queda naquelas administradas pelo poder público.

A PRF registrou 28.845 acidentes de trânsito nas rodovias concedidas em 2018, número que subiu para 30.526 no ano passado, alta de 5,8%. Já nas estradas sob gestão pública, eles recuaram de 36.880 para 34.650 no mesmo período, queda de 6%.

“Os números estão nos mostrando que, apesar de o número absoluto de acidentes ter aumentado mais na rede sob concessão do que naquela sob gestão pública, as taxas de acidentes e de gravidade desses eventos continuam bem maiores na rede sob gestão pública”, explica Ramon Victor Cesar, coordenador da pesquisa.

Segundo o especialista, o aumento nas ocorrências em rodovias concedidas pode estar ligado ao maior investimento do governo em manutenção e conservação das estradas, além do tempo de concessão, que é inferior a dois anos em muitos casos.

Foto: Shutterstock

Gravidade e estados com mais casos

Houve alta de 12,6% no número de acidentes com feridos entre os anos de 2022 e 2023, mas o volume de mortes ficou 9,1% menor na comparação anual. Foram 47.840 registros de feridos e 4.640 casos que terminaram em óbito.

“Os acidentes estão ficando menos severos”, resume Cesar. Ele explica que o maior controle de velocidade e melhorias na infraestrutura rodoviária são o possível motivo da queda.

A pesquisa também aponta Minas Gerais como o estado brasileiro com mais ocorrências registradas de acidentes em rodovias federais, com Santa Catarina em segundo lugar e Paraná em terceiro. Entre os locais com mais sinistros graves, o Paraná fica no topo.

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