Risco! Descubra por que estacionar com volante esterçado prejudica o carro

Deixar o volante do veículo esterçado para um dos lados é uma prática comum após uma manobra complicada.

Um desafio comum nas grandes cidades é encontrar uma vaga de estacionamento adequada para deixar o veículo. Junto a isso, existe ainda o problema da dificuldade que muitos motoristas sentem ao realizar algumas manobras.

É no encontro desses dois problemas que com frequência vemos carros estacionados em ladeiras com o volante esterçado, ou seja, virado para a direita ou esquerda. Mas, afinal, será que esse hábito aparentemente inofensivo danifica o veículo?

O empresário Alberto Trivellato, dono da loja Suspentécnica, especialista em suspensão, direção e freios, falou sobre o assunto em entrevista ao portal Autoesporte.

Segundo ele, a prática de estacionar em ladeiras com o eixo esterçado para evitar que o carro desça livre é perigosa.

Riscos de parar no aclive com o carro esterçado

Foto: Shutterstock

O especialista explica que o carro nesta situação “pode estragar muito” com qualquer quantidade de peso que receba, considerando a mecânica do conjunto.

“A suspensão é feita de forma a aguentar muito esforço, desde que seja com o carro movimentando-se para frente ou para trás. Se o carro receber um empurrão de uma pessoa ou de uma motocicleta parado com o jogo curvado, o esforço será posto para o lado, causando um estrago grande”, explica.

Existe ainda a questão das pequenas colisões que os veículos que estão com as rodas viradas provocam quando se movimentam à frente e atrás do carro estacionado. Esses danos, diz Alberto, são imediatos e podem custar caro para o motorista.

“Dependendo da força, todo o conjunto fica comprometido. Entorta a manga do eixo, a barra de direção, até mesmo os amortecedores. Recomendo muito que as pessoas nunca estacionem assim”, completa.

A recomendação é sempre utilizar o freio de estacionamento ao estacionar, já que o item consegue sustentar o peso do automóvel quando parado.

Caso o condutor perceba que há alguma falha no componente, o especialista orienta a procurar um mecânico com urgência.

*Com informações de Autoesporte.

você pode gostar também