Roda muito! Novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico tem autonomia de 600 km
Com design moderno e autonomia de dar inveja, Mitsubishi Eclipse Cross chega ao mercado em 2025.
A Mitsubishi acelera sua transição elétrica com o Eclipse Cross 100% elétrico previsto para a Europa ainda em 2025. Com até 600 km de autonomia no ciclo WLTP, o SUV reforça o compromisso da marca com a eletrificação e a sustentabilidade.
O modelo será produzido na fábrica ElectriCity Douai, no norte da França, em parceria com o Grupo Renault, utilizando a plataforma CMF-EV. A linha europeia ainda conta com o reforço das versões híbridas Outlander PHEV e Grandis HEV.
Segundo Takao Kato, presidente e CEO da marca, a iniciativa busca metas ambientais ambiciosas e neutralidade de carbono. No Brasil, a Mitsubishi ainda não confirmou a chegada do modelo ao mercado nacional.
Produção e lançamento
A ElectriCity Douai concentra o principal polo de veículos elétricos da Aliança. Portanto, o Eclipse Cross BEV aproveitará as sinergias industriais e logísticas no norte da França.
O acordo com o Grupo Renault agiliza prazos e reduz custos. Por fim, a arquitetura CMF-EV padroniza componentes-chave.
O cronograma prevê estreia europeia antes do fim de 2025, com uma variante de médio alcance voltada ao uso diário programada para 2026. Entretanto, a operação brasileira mantém o foco na eletrificação gradual com híbridos e híbridos plug-in. Assim, a marca ainda não confirma a chegada local.

Fot: Divulgação/Mitsubishi
Projeto e design
O conceito Smart Armor guia o estilo, combinando robustez e sofisticação. Na dianteira, o Dynamic Shield evolui com grade 3D em favo de mel e faróis de LED integrados.
As linhas laterais em formato de J alinham-se às DRLs. Rodas triangulares de 20 polegadas e traseira Hexagonal Stability reforçam a estabilidade.
O interior segue o conceito esportivo e moderno, com painel horizontal prateado que amplia a percepção de espaço, enquanto os bancos trazem costura em padrão diamante. A iluminação ambiente ajusta 48 tonalidades e sincroniza com modos de condução. Cinco ocupantes viajam com conforto e tecnologia.
O teto panorâmico de vidro com função eletrocrômica alterna entre transparência total e escurecimento completo. Além disso, o sistema permite a divisão de ajuste entre a parte dianteira e a traseira. Com um toque, o usuário adapta a luminosidade e a privacidade conforme o cenário.
Desempenho e recarga
A bateria de 87 kWh entrega até 600 km no padrão WLTP. O motor rende 160 kW, equivalentes a 218 cv, e 300 Nm de torque. Portanto, a resposta ao acelerador é imediata e silenciosa.
O modo One Pedal Drive, que permite dirigir somente com o acelerador, facilita trajetos urbanos. Para deixar tudo ainda mais simples, quatro níveis de regeneração ajustáveis pelas aletas ampliam a eficiência e o controle da frenagem regenerativa.
Em recarga, o sistema aceita até 22 kW em corrente alternada e 150 kW em corrente contínua. Assim, o rápido abastecimento repõe grande parte da carga em cerca de 30 minutos.
Tecnologia e segurança
O sistema SDA com tela de 12,3 polegadas integra Google Maps, Google Assistente e Google Play. Basta dizer “Hey Google” para ajustar a climatização, buscar rotas, ligar para contatos ou reproduzir músicas. Além disso, Apple CarPlay e Android Auto sem fio garantem integração imediata.
O áudio premium da Harman Kardon oferece cinco modos de audição. Quatro programas de condução — Personal, Eco, Comfort e Sport — modulam a resposta e o consumo. Por outro lado, o app da Mitsubishi habilita o travamento remoto, a localização do veículo e o monitoramento de recarga.
O pacote soma 20 sistemas ADAS, incluindo controle de cruzeiro adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, monitor de atenção do motorista e avisos de distância. Além disso, assistentes de manutenção e centralização de faixa ajudam em retas e curvas.
O MI-PILOT atua em rodovias ao combinar controle de velocidade e permanência na faixa. Enquanto isso, sensores ultrassônicos, câmeras e radar frontal monitoram o entorno em tempo real para elevar a segurança em qualquer trajeto.
Mercado e concorrentes
Na Europa, o Eclipse Cross BEV disputará espaço com o Nissan Ariya, o Renault Mégane E-Tech e o Hyundai Kona Electric. A plataforma CMF-EV sustenta a competitividade em eficiência e custo.
Até o fim de 2025, a Europa receberá o modelo, mas o Brasil ainda aguarda definição para integrar o calendário. Paralelamente, a Mitsubishi amplia sua presença no segmento elétrico regional.