Rodovia inteligente já é realidade e promete dar fim a acidentes
Primeira rodovia inteligente dos Estados Unidos será instalada em um trecho de 5 km da Interestadual 94, no Michigan.
Tecnologias que pareciam coisa de um futuro distante e até impossível estão começando a surgir e agora chegam ao trânsito das grandes cidades do mundo. Nos Estados Unidos, um trecho de 5 km da estrada Interestadual 94 será convertido na primeira rodovia inteligente do país.
Localizada no Michigan, essa estrada inteligente terá um total de 64 quilômetros de extensão e será um projeto-piloto para estimular outras propostas de construção nos EUA. A novidade é desenvolvida pela startup Cavnue, apoiada pela Alphabet, holding que controla o Google.
A ideia é criar uma rodovia tecnológica que será usada como modelo para outras vias ao redor do país norte-americano e também do mundo.
O que há de diferente na rodovia inteligente?
Foto: Shutterstock
O diferencial desse local é o grande e longo sistema de rastreamento de carros, projetado para enviar dados como atualizações de tráfego e condições climáticas ou de direção. As informações serão recebidas pelo Departamento de Transportes de Michigan (MDOT) e pelos motoristas conectados.
O sistema funciona a partir de uma série de postes instalados a cada 200 metros de estrada, que seguram sensores, computadores e outros equipamentos de comunicação, como câmeras. Os trechos são monitorados e as imagens são analisadas por algoritmos de IA e aprendizado de máquina, facilitando a identificação de condições de direção perigosas.
O objetivo é prevenir acidentes, aliviar congestionamentos e reduzir o tempo de resposta a emergências na rodovia.
Ainda que poucos veículos tenham acesso às informações, elas ainda serão úteis para trazer benefícios ao trânsito do local.
A princípio, a comunicação será possível apenas com veículos autônomos ou semiautônomos, mas a Cavnue estima que metade da frota do país terá algum nível de autonomia até 2030.
O primeiro trecho de rodovia inteligente está localizado entre Ann Arbor e Detroit, mas o plano da empresa responsável é estender a via para cerca de 65 km em mais seis fases até a conclusão do projeto.