Ruim de roda: 5 hábitos que o mau motorista nem sabe que tem

Práticas comuns de condutores cheios de manias prejudiciais demonstram que eles não são tão bons assim no volante.

Condutores mais experientes ou que acreditam que dominam muito bem o volante podem acabar adotando comportamentos nada recomendados pelas autoridades de trânsito. Com o passar do tempo, eles acabam se tornando hábitos ruins e fica bem mais difícil se livrar deles.

O problema é que a experiência não é sinônimo de dirigir bem, então muitos que se acham bons condutores podem ser motoristas bem medíocres. Essas habilidades fracas certas vezes são demonstradas por meio desses vícios horríveis que a pessoa tem ao volante.

Além de indicarem que aquele motorista não é habilidoso, essas práticas podem colocar em risco a segurança do trânsito. Se você não quer ser reconhecido dessa maneira, é bom abandonar os 5 hábitos a seguir.

5 práticas do mau motorista

1. Apoiar o pé na embreagem

Deixar o pé apoiado na embreagem durante as paradas é uma péssima mania que pode causar superaquecimento no componente, reduzindo sua vida útil. Essa simples atitude acaba custando caro e se transformando em gastos adicionais com manutenção em intervalos menores.

2. ‘Segurar’ o veículo em aclives

Alguns condutores têm o costume de “segurar” o carro em subidas usando a embreagem, ou seja, eles aplicam uma rotação no motor e deixam o pedal da esquerda em um ponto de equilíbrio. Isso também causa superaquecimento e reduz a vida útil do item, resultando em gastos extras com a troca do sistema.

3. Aceleração ou frenagem brusca

Outro problema frequente é a aceleração ou frenagem brusca. A primeira ocorre até mesmo por distração do motorista, enquanto a segunda é mais comum quando a distância ideal entre veículos não é respeitada. Seja como for, as duas práticas aumentam o consumo de combustível e ainda prejudicam componentes como motor, freio e suspensão.

4. ‘Colar’ no veículo da frente

Nada pior que olhar pelo retrovisor e perceber que o motorista de trás está quase “colado” no seu carro. Apesar de poucos gostarem, muitos que se acham experientes adotam esse hábito irritante e perigoso, que aumenta a chance de colisão em casos de frenagem brusca.

5. Ultrapassar o limite de velocidade

Os limites de velocidade são cuidadosamente estabelecidos pelas autoridades de trânsito para garantir a segurança em cada tipo de via. Mesmo que o motorista tenha muitos anos de volante, ultrapassar as marcas indicadas aumenta os riscos de acidentes fatais e ainda demonstra que ele é ruim de volante.

você pode gostar também