Saia do básico! Top 5 dicas para usar o aplicativo Google Maps na sua rotina
Aplicativo tem funções menos conhecidas como coordenadas para lugares de difícil acesso e rastreamento de celular.
Os aplicativos de navegação viraram bons companheiros dos brasileiros, especialmente dos motoristas de transporte individual que rodam por regiões desconhecidas. Uma das melhores e mais utilizadas ferramentas é o Google Maps, disponível para celulares com sistema Android e iOS (iPhone).
A plataforma de mapeamento e navegação via satélite do Google tem uma série de recursos que vão além de traçar rotas e facilitam a vida do usuário. Alguns exemplos são as funções para pesquisar coordenadas, medir distâncias e até rastrear um celular perdido.
5 segredos para usar o Google Maps melhor
Para você que quer aproveitar todas as vantagens do aplicativo e ainda participar de um programa de recompensas, confira alguns segredos para usar melhor o Google Maps.
1. Função offline
Com certeza você já precisou saber o caminho para algum lugar, mas estava sem internet. Isso não é problema no app do Google, já que o usuário pode fazer o download de rotas para utilizar os mapas e visualizar trajetos quando estiver sem conexão. O recurso está localizado nos três pontinhos no canto da tela, na opção “Fazer download de mapa off-line”.
2. Medir distância
Para medir a distância entre locais e calcular o trajeto em vários pontos, incluindo regiões rurais, você precisa realizar a busca pelo local de partida. Em seguida, basta manter o dedo pressionado sobre ele até que o alfinete vermelho e um menu apareçam na tela. O último passo é clicar em “Medir distância” e mover o círculo preto até o local desejado.
3. Ver a latitude e a longitude
As coordenadas de latitude e longitude servem para encontrar qualquer lugar no mundo. Para ter acesso a elas, é só pressionar o dedo sobre o local desejado e consultar os números que aparecem na barra de pesquisa.
4. Rastrear um celular
O recurso de visualização da linha do tempo pode ajudar o usuário a rastrear um celular perdido usando o Google Maps. Isso vale para quando o aparelho está ligado e com acesso à internet, bem como com o “histórico de localização” ativo. Essa informação está disponível no menu “Sua linha do tempo”.
5. Programa de pontos
A última dica é o programa de pontos Local Guides, que oferece recompensas como acesso antecipado a funções do Google e brindes de parceiros da empresa. Para acumular pontos e subir de nível, a pessoa deve se cadastrar no Local Guides e fazer contribuições como avaliações de locais, fotos e comentários.