Sair ou não sair do carro: qual é a prática correta ao abastecer o veículo?

Motoristas dividem opiniões quando o assunto é sair do veículo durante o abastecimento no posto de combustível.

Cada motorista tem seus hábitos e faz as coisas da maneira como entende que são corretas, o que não gera nenhum problema, desde que estejam em conformidade com a legislação de trânsito. Uma das práticas que divide opiniões é a de sair do veículo no momento do abastecimento.

Enquanto algumas pessoas deixam a cabine do veículo imediatamente no momento de encher o tanque, outras preferem permanecer no mesmo local porque não veem necessidade em sair. E aí, há algo certo nessa história?

Preciso sair do carro para abastecer?

Foto: Shutterstock

O Brasil não possui uma lei específica que obrigue o motorista a sair da cabine do carro para abastecer com gasolina, etanol ou diesel, mas existe uma determinação para o GNV. Sempre que vai repor o gás natural veicular, o condutor precisa sair do carro por segurança.

Além disso, é necessário desligar o motor, faróis e demais equipamentos eletrônicos, posicionar-se à frente do automóvel, não fumar e nem utilizar aparelhos eletrônicos.

Com exceção desse combustível, o próprio motorista tem a opção de decidir se fica onde está ou se estica as pernas um pouco até o fim do abastecimento. Como não existe uma regra que discipline essa questão, a decisão de sair ou permanecer no carro enquanto o frentista enche o tanque é uma questão de preferência pessoal.

Os defensores da medida afirmam que sair do carro é um sinal de boa educação e empatia com o funcionário do posto, cria uma interação mais amigável e facilita para o condutor verificar se recebeu a quantidade de combustível pela qual pagou.

Por outro lado, quem é contra diz que esse processo atrapalha e prolonga o trabalho do frentista, cria uma necessidade de interação desnecessária e até um ambiente hostil, já que supostamente demonstraria desconfiança com o estabelecimento.

E você, é do tipo que sai do carro ou que fica quieto na cabine ao abastecer?

você pode gostar também