Salão Automóvel de Genebra é cancelado pelo terceiro ano consecutivo
Os organizadores citaram mais uma vez as questões de saúde relacionadas à pandemia de COVID-19.
O Salão do Automóvel de Genebra, originalmente previsto para retornar em março de 2022 após um hiato de dois anos, foi cancelado, anunciaram os organizadores do evento hoje.
O Comitê Permanente do Salão de Genebra, organizador responsável pela apresentação do espetáculo, divulgou um comunicado na quinta-feira citando questões em andamento relacionadas com a pandemia COVID-19 como o motivo do cancelamento.
“A decisão de cancelar o GIMS 2022 foi feita com os melhores interesses dos fabricantes de automóveis e fãs do setor em mente. As questões diretas e indiretas relacionadas à pandemia de COVID-19 em andamento deixaram os organizadores sem alternativa.
Por um lado, as questões diretas da pandemia incluem restrições de viagens contínuas para expositores, visitantes e jornalistas internacionais. Por outro lado, questões indiretas da pandemia, como a escassez de semicondutores, apresentaram aos fabricantes de automóveis novas prioridades que eles precisam resolver primeiro. Esses problemas levaram a vários cancelamentos recentes, que resultaram na confirmação final do adiamento do show.”
Os organizadores do evento também cancelaram a edição de 2020 poucos dias antes de sua data marcada para ocorrer. Poucos meses depois, o show de 2021 foi cancelado. O evento de 2022 estava marcado para acontecer, mas a falta de expositores obrigou o cancelamento da mostra.
“Muitos expositores indicaram que as incertezas causadas pela pandemia COVID-19 impossibilitam que eles assumam um compromisso firme com o GIMS 2022”, disse o CEO do Salão Automóvel de Genebra, Sandro Mesquita, em um comunicado.
“Além disso, está o impacto negativo que a atual escassez de semicondutores tem sobre os fabricantes de automóveis. A crise dos chips provavelmente se arrastará até o próximo ano, com implicações financeiras negativas. Nestes tempos de incerteza, muitas marcas são incapazes de comprometer-se a participar de uma feira que ocorreria em pouco mais de quatro meses. Ao considerar todos os fatores, ficou claro que era necessário adiar a feira e anunciar a novidade o quanto antes para evitar o cancelamento a curto prazo.”
A entidade organizadora já promete um retorno para 2023.
“Vemos esta decisão como um adiamento, em vez de um cancelamento”, disse o presidente organizador, Maurice Turrenttini. “Estou confiante de que o Salão Internacional do Automóvel de Genebra voltará mais forte do que nunca em 2023.”