Scania fabricará seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil; veja o modelo

Marca famosa de caminhões e ônibus anuncia planos de produzir o modelo K 230E B4x2LB em São Bernardo do Campo (SP).

A Scania anunciou novos planos de produzir seu primeiro ônibus 100% elétrico no Brasil, medida que integra seu pacote de investimentos na indústria nacional. O modelo em questão é o K 230E B4x2LB, que terá autonomia entre 205 e 300 quilômetros.

A informação sobre o lançamento do novo veículo veio logo após um encontro de representantes da marca com Geraldo Alckmin, Ministro da Indústria e vice-presidente da República. O CEO da operação industrial da Scania, Christopher Podgorski, garantiu que os recursos serão aplicados na produção do ônibus a bateria.

“Graças à nossa estratégia de Sistema de Produção Global e ainda o exclusivo Sistema Modular Scania conseguimos incorporar novas tecnologias às plataformas de produto recém-introduzidas, como agora estamos fazendo com a plataforma para Chassis para Ônibus Elétricos“, comentou.

Novidades sobre o ônibus elétrico da Scania

Segundo informações da fabricante, serão investidos cerca de R$ 60 milhões para adequação da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP), onde ele será produzido. O veículo terá a mesma configuração do modelo polonês, mas produção 100% nacional.

O ônibus elétrico tem espaço para quatro ou cinco pacotes de baterias com capacidade de 104 kW, tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 a 14 metros. A capacidade média é de 80 passageiros.

Foto: Reprodução

“Vamos começar pela tração urbana 4×2 e potência de 230kW. Será um ciclo normal de aprendizagem de mercado, analisando as demandas dos clientes, como se desenvolverá a infraestrutura para atender aos veículos elétricos no Brasil”, explica Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.

O lançamento oficial está marcado para os dias 6 a 8 de agosto, durante a Lat-Bus (Feira Latino-Americana do Transporte), em São Paulo. A expectativa da marca é entregar 50 unidades no primeiro ano, a partir de setembro de 2025.

“Estamos vivendo um ano muito especial para a história da marca no país. Nas vésperas de comemorar nossos 67 anos de Brasil, iniciamos mais uma jornada de transformação. A modernidade da eletrificação estará materializada em nossa fábrica. A partir do início da produção do ônibus elétrico, em março de 2025, a Scania não será mais a mesma”,

você pode gostar também