Se esta luz acender na sua moto, pare o mais rápido possível
Tenha atenção redobrada com o símbolo no painel da moto. Ele indica um grave problema no veículo.
O painel das motos atuais é bem diferente das décadas passadas. Atualmente, é possível identificar o “estado de saúde” do veículo, como a quantidade de combustível no tanque, a marcha engatada, dentre outras informações importantes para o piloto. Até as horas podem ser conferidas pelo painel.
No entanto, os olhos do piloto devem estar atentos a uma luz que não pode ser ignorada. Estamos falando da luz de injeção da moto. O símbolo é responsável por alertar o condutor sobre possíveis falhas repentinas no veículo e evitar acidentes.
Por que a luz de injeção da moto acende?
A luz de injeção da moto está localizada no painel e tem o formato igual ao de um motor. Quando ela acende e fica amarela, é sinal de que há algum problema com o injetor.
Dentre as causas que fazem a luz de injeção da moto acender, duas delas merecem destaque. A primeira, também a mais provável, é em caso de problema ou defeito na injeção eletrônica do veículo. Já a segunda está relacionada à gasolina brasileira.
Apesar de ser uma das melhores do mundo, depois de sair das refinarias, são grandes as chances de a gasolina ser adulterada. Dessa forma, quando a gasolina está “batizada”, a injeção da moto pode apresentar uma falha na leitura e fazer com que este erro apareça no painel.
Luz da injeção: se ela ligar, corra para uma oficina (Foto: Reprodução)
Pare a moto se a luz de injeção acender
Se o piloto perceber que a luz de injeção da moto acendeu, o recomendado é parar a moto imediatamente, pois o risco de se acidentar conduzindo o veículo nesta situação é grande.
Quando a injeção apresenta problemas, o principal motivo pode ser a quantidade inadequada de combustível que está sendo enviada para o motor. Se for pouca, a moto perde potência e pode parar de funcionar mesmo estando em movimento.
Neste caso, danos sérios podem ocorrer ao motor, como derretimento de pistões, travamento e o temido superaquecimento. Portanto, ao perceber que a luz de injeção da moto acendeu, o piloto deve dirigir-se o mais rápido possível até uma oficina para que tudo seja conferido imediatamente.