Se o seu carro está parado por muito tempo, confira estas dicas para não ter prejuízo
Deixar o veículo muito tempo parado não precisa virar uma dor de cabeça para o motorista.
Durante a pandemia de covid-19, muita gente decidiu respeitar o isolamento social e deixou o carro sem uso por meses, às vezes até por anos. Essa decisão custou caro para algumas pessoas, que só depois perceberam que um veículo não foi feito para ficar parado.
Não há problema em utilizar o automóvel apenas uma ou duas vezes por semana, mas se a frequência for menor do que essa, aí há motivo para preocupação.
Se o proprietário tem a intenção de deixar o veículo parado por mais de três semanas, o ideal é tomar alguns cuidados para não resultar em problemas nos sistemas, especialmente na bateria. A partir de 20 dias, a atenção necessária torna-se ainda maior.
4 coisas para fazer se for deixar o carro parado
Foto: CoreRock
Veja os cuidados que o proprietário precisa adotar quando precisa manter o veículo sem uso por algum tempo:
1. Desligar o cabo da bateria do carro
Mesmo com o carro parado, os componentes elétricos que usam a bateria consomem um pouco de carga, o que pode reduzir o nível a um ponto em que o motorista não consiga mais dar a partida no motor.
A recomendação é desligar o cabo negativo da bateria para manter a carga por mais tempo. No entanto, o componente também é perecível e tem uma vida útil limitada. Embora os cuidados possam aumentar a durabilidade da bateria, ela não é infinita.
2. Trocar o combustível
Se o carro ficar parado por três meses ou mais, é necessário trocar o combustível que está no tanque. O produto não tem um prazo de validade oficial, mas especialistas consideram que 90 dias é o intervalo máximo seguro para gasolina comum e diesel.
Já a gasolina premium costuma durar pelo menos seis meses antes de apresentar qualquer problema, enquanto o etanol também tem uma durabilidade maior.
3. Ligar o motor
Acionar o motor do carro ao menos uma vez por semana ajuda a manter o veículo em bom funcionamento. A dica é não apenas dar a partida, mas também rodar com ele por alguns minutos, sempre aguardando a luz da pressão de óleo se apagar no painel antes de sair.
O ideal é deixar o motor funcionando de 15 a 30 minutos por vez para proteger a bateria e também para impedir deformações na estrutura interna dos pneus, os quais devem ser calibrados a cada 15 dias.
4. Fazer a limpeza é essencial
A sujeira no interior do veículo e também nas peças internas auxilia no aumento do desgaste e na proliferação de fungos e bactérias. Nesse sentido, vale a pena dar uma atenção especial à limpeza do sistema de ar-condicionado e das palhetas dos limpadores de para-brisa.