Se você não calibra os pneus, pode gastar até R$ 1.000 a mais com combustível
Pneus sem a pressão ideal podem ser os responsáveis pelo aumento no gasto de combustível do seu carro.
Percebeu que seu carro está gastando mais combustível do que o normal e não sabe o motivo? As razões podem ser diversas, desde uma peça danificada até o excesso de carga. Contudo, uma causa bastante comum é a falta de calibragem dos pneus.
Rodar com os pneus sem a pressão correta recomendada pelo fabricante é um problema sério, embora muitos motoristas não prestem muita atenção nisso. Entretanto, quem quer manter o consumo do veículo dentro do esperado precisa ficar atento.
A pressão ideal para aquele modelo está indicada no manual do proprietário, que vem junto com o carro e também está disponível para download no site da montadora.
Por que pneus descalibrados aumentam o consumo?
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Quando o componente está com uma pressão menor do que a recomendada, a área de contato da sua banda de rodagem com o solo fica maior, demandando mais força do motor para tirar o carro do repouso. Esse esforço adicional feito pelo propulsor exige mais combustível, fazendo com que o consumo aumente.
O gasto pode ficar maior dependendo da forma como o condutor dirige o veículo, do tipo de trajeto e das condições de trânsito. Especialistas estimam que o carro pode consumir até 10% mais combustível quando os pneus estão abaixo da pressão ideal.
Isso sem nem considerar o risco de dirigir com a pressão abaixo da recomendada, os gastos adicionais com o desgaste excessivo do pneu ou a possível diminuição na vida útil dos itens da direção e suspensão.
Qual o custo desse ‘vacilo’, afinal?
Engenheiros do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), em São Paulo, divulgaram um estudo que mostra que, quanto mais murchos os pneus estão, mais rápido o tanque esvazia. A conclusão veio após testes em pista que simulavam o trajeto em trechos urbanos e rodoviários.
O Ford Fiesta usado nas provas trafegou com os pneus calibrados em 30 psi (pressão recomendada pelo fabricante) e 15 psi (metade da recomendação). Na cidade, o carro registrou médias de consumo 6,7% menores com a calibragem inadequada. Já nos ensaios rodoviários, a diferença foi de 10,1%.
Um motorista que roda 50 km por dia e usa um automóvel com consumo médio de 8 km/l, por exemplo, veria seu carro fazer apenas 6,25 km/l com os pneus murchos. No fim de um mês com 22 dias úteis, a diferença chegaria a 163,68 litros.
Convertendo em valores, andar com o pneu descalibrado significa um prejuízo na casa dos R$ 1.000. O cálculo considera o relatório mais recente da ANP (Agência Nacional do Petróleo), que aponta que o preço médio da gasolina foi de R$ 6,13 na semana entre 27 de julho e 3 de agosto.