Se você quer mudar o tamanho de rodas e pneus do carro, precisa saber o que diz a lei

Conheça as regras e cuidados essenciais ao modificar rodas e pneus de veículos no Brasil, segundo o Código de Trânsito.

A modificação das medidas de rodas e pneus em veículos é uma prática comum entre motoristas que buscam melhorar a estética do carro ou reduzir custos. No entanto, a legislação brasileira estabelece normas específicas sobre essas alterações.

Entender esses parâmetros é essencial para evitar multas e garantir a segurança, já que escolhas erradas comprometem o funcionamento do veículo.

Regras da legislação e orientações técnicas

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o diâmetro externo do conjunto pneu/roda não pode ser alterado, nem para mais nem para menos. Isso significa que, embora seja possível mudar a dimensão das rodas, é crucial que o diâmetro total dos novos pneus corresponda ao original.

A legislação, por meio do Artigo 8º do CTB, também proíbe o uso de rodas ou pneus que extrapolem os limites dos para-lamas do veículo. Modificações que alterem a cor ou características do carro são consideradas infrações gravíssimas, passíveis de multa e apreensão.

Alterar rodas e pneus exige atenção a critérios técnicos para não comprometer a segurança. José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, recomenda manter o diâmetro externo dos pneus.

“Existem algumas regras que devem ser seguidas para não comprometer a dirigibilidade e os sistemas eletrônicos do veículo. Embora recomendemos sempre utilizar as medidas indicadas pelo fabricante do carro, que as determinou na definição do comportamento dinâmico, sabemos que existem consumidores que querem alterar as dimensões originais”, afirma.

Tecnologicamente, há uma margem de tolerância de 3% na alteração do diâmetro, mas essa tolerância não é reconhecida legalmente. Assim, qualquer mudança detectada pode resultar em penalidades.

Outras considerações importantes

Largura e offset

Legalmente, a largura dos pneus não deve ultrapassar a carroceria. Do ponto de vista técnico, deve-se seguir as normas da Alapa sobre a compatibilidade entre largura e aro.

Além disso, o offset deve ser mantido próximo ao original para evitar impactos na estabilidade.

Características projetuais

O pneu substituto precisa respeitar características como índice de carga e símbolo de velocidade, igualando ou superando as especificações originais. Isso assegura que o pneu suporte a carga e as velocidades do veículo.

  • Manter o índice de carga adequado.
  • Seguir o símbolo de velocidade do original.
  • Não trocar tipos de construção diferentes (ex: LT por passeio).

Mesmo seguindo as recomendações, realizar uma inspeção visual após a instalação é aconselhável. Verificar se o pneu substituto não está em contato com partes da suspensão ou carroceria é crucial para garantir segurança e evitar danos.

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