Seguro auto atualizado? Verifique sua proteção contra estragos causados por chuvas, inundações e queda de árvores
Entenda se situações de alagamento, inundação ou mesmo queda de árvore fazem parte do escopo da apólice de seu seguro.
As fortes chuvas têm castigado várias partes do país e, com elas, vem um rastro de destruição. A situação é tão grave que diversos estados já registraram, por exemplo, mortes e desaparecimentos em decorrência das tempestades. Além disso, o que não faltam são relatos de moradores que perderam móveis, eletrodomésticos e até mesmo veículos devido aos temporais.
Diante disso, o período é marcado por um aumento no volume de sinistros, ou seja, casos em que há prejuízo ao bem com proteção de apólice de seguro, além de indenizações por perda total, quando se trata de seguros de automóveis.
Contudo, é preciso ter a clareza de que alguns acidentes ou ocorrências não tem cobertura do seguro. Na verdade, é preciso verificar exatamente o que a apólice contratada cobre e como o dano ocorreu.
Tipos de cobertura
O seguro automóvel é uma proteção patrimonial que serve para proteger o carro de eventuais prejuízos que vão desde a uma colisão a causos de roubo, furtos ou mesmo enchentes.
Mas é preciso estar atento, afinal, há vários tipos de cobertura para um seguro automóvel. No caso do seguro total ou compreensivo, por exemplo, é a cobertura mais completa e cara disponível. Aqui, geralmente há cobertura conta colisão, colisão com seguro contra terceiros, roubo e furto e também desastres naturais.
E é exatamente essa última que costuma indenizar os segurados nos períodos de chuva. Isso porque ela pode incluir proteção contra enchentes, chuvas de granizo, quedas de árvores, muros ou até mesmo prejuízos decorrentes de ventos fortes.
Portanto, na hora de contratar um seguro, é preciso estar atento aos riscos e danos cobertos na apólice. Até porque, existem os seguros de entrada, ou seja, produtos mais baratos, mas que permitem a personalização pelo cliente. Assim, é possível optar por quais coberturas gostaria de ter para o veículo em questão.
Essa lista de danos indenizáveis pela apólice depende, como já foi dito, do pacote de cobertura escolhido pelo cliente na hora da contratação. Caso o seu carro fique preso em uma enchente, por exemplo, é preciso ter cobertura contra esse tipo de dano para que a seguradora considere o caso como um sinistro e indenize o contratante.
Também é importante lembrar que o cliente tem o prazo de até um ano para avisar a seguradora da existência de um sinistro. Após esse tempo, o segurado perde o direito de indenização.
Valores
O preço de um seguro automóvel varia conforme a quantidade de coberturas presentes na apólice.
Além disso, o valor final considera fatores como:
- Idade e gênero do condutor;
- Região em que ele mora e trabalho;
- Tipo de carro e outros condicionantes.
Contudo, para se ter uma ideia, os preços de seguro de automóveis recuaram 12,5% na comparação entre 2023 e 2022. Já em relação a 2021, o aumento foi de 5,7%. Os dados são do Índice de Preços do Seguro de Automóvel, da TEX, plataforma de inteligência de dados.
Como acionar o seguro
No caso de sinistro, é necessário contatar a seguradora por um de seus canais de comunicação. Pode ser pelo telefone presente no site oficial da seguradora ou na apólice, por exemplo.
Em casos de enchentes, a recomendação é encontrar um local mais alto para direcionar o carro ou mesmo abandonar o veículo em situações em que o volume de água possa representar perigo ao condutor.