Sem enrolação! 6 dicas para fugir dos engarrafamentos do Carnaval

Saiba como evitar perder horas e horas no trânsito antes de chegar ao seu destino.

Todo descanso prolongado é a mesma história: horas e mais horas de engarrafamento para enfim curtir uns dias off. Ainda assim, sabia que é possível adotar algumas estratégias simples e seguras para driblar o congestionamento e chegar mais cedo na folia?

Para facilitar a sua vida e fazer você se esquecer do trânsito, separamos algumas dicas que farão toda a diferença em sua viagem.

1- Planeje sua rota

Antes de sair de casa, planeje a sua rota. Com certeza há formas de otimizar o seu trajeto e escolher rodovias em melhores condições ou mesmo caminhos alternativos (mas seguros) para chegar ao seu destino.

2- Use a tag de pedágio

Ter a tag de pedágio no carro economiza o tempo que se perde nas barreiras. Com o dispositivo eletrônico, é possível furar o congestionamento e passar pelas estações automáticas do pedágio, sem a necessidade de pagamento no local. Para adquirir o recurso, basta procurar pelos bancos ou empresas privadas que prestam este tipo de serviço.

3- Separe todos os seus documentos

Tendo os seus documentos organizados, fica muito mais fácil acessá-los caso seja parado em uma blitz, por exemplo. Uma boa alternativa é usar a Carteira de Trânsito Digital, assim não há a possibilidade de stress por esquecer o documento em casa.

4- Calcule o consumo de combustível

Tenha uma previsão do quanto de combustível você gastará para chegar ao seu destino. Se sair com o tanque cheio de casa, talvez nem precise reabastecer no caminho.

5- Considere alugar um carro

Alugar um carro pode ser uma ótima alternativa. Além da certeza de que o veículo estará com a revisão em dia, alguns veículos são mais confortáveis e apresentam uma melhor performance na pista. Assim a viagem pode ser mais rápida e segura.

6- Respeite as leis de trânsito

Seguindo as dicas acima, já é o suficiente para fugir dos engarrafamentos no período de carnaval. Portanto, respeite as leis de trânsito e não use de estratégias que infrinjam as regras para chegar mais cedo ao seu local de descanso. Esses hábitos ruins, como o de ultrapassar pela direita ou pelo acostamento, por exemplo, trazem riscos para a segurança de todos.

Além disso, dirigir no acostamento, segundo o artigo 193 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), rende multa de R$ 880,41. Já quem for flagrado ultrapassando outro carro pelo acostamento a multa é ainda maior: R$ 1467,35.

Melhor horário

Se puder, evite os horários de pico. Ou seja, sexta-feira (até 12h) e sábado (após às 12h) são os melhores dias e horários para pegar a estrada durante a folia. Na hora de retornar, o ideal é sair até 19h de segunda-feira ou após às 12h da quarta-feira de cinzas.

você pode gostar também