Sem garagem? Sem problemas! Aprenda como manter a pintura do seu carro impecável mesmo ao relento
Proteja a pintura do seu carro dos elementos da natureza, como sol e chuva.
Deixar o carro ao relento pode ser um pesadelo para a pintura. Sol, chuva, dejetos de pássaros e até granizo são alguns dos inimigos que podem danificar a lataria e tirar o brilho do seu veículo.
Mas não se preocupe, existem medidas que você pode tomar para proteger seu carro e mantê-lo impecável.
Os inimigos da pintura
Você sabia que um dos agentes mais agressivos à pintura é o dejeto de pombos? Por isso, retire-o o mais rápido possível com água e um pano para evitar manchas na pintura.
Já as seivas vegetais, que são outro problema para quem deixa o carro ao relento e estacionado debaixo de árvores, podem ser removidas com solventes à base de hidrocarbonetos. A chuva ácida, por outro lado, pode exigir um tratamento mais especializado, como polimento, cristalização ou vitrificação.
Ceras de proteção
A aplicação de cera de longa duração é uma ótima maneira de proteger a pintura contra os raios UV, chuva ácida e outros agentes externos. A frequência da aplicação depende de alguns fatores, como o tipo de cera, o clima da sua região e até do carro e sua situação.
Carros importados de alto padrão, como Audi, Mercedes-Benz e BMW, geralmente possuem um verniz mais resistente, com aditivos de cerâmica. Já as latarias repintadas exigem mais atenção, pois são mais suscetíveis à ação das intempéries.
Um truque para saber se é hora de aplicar novamente a cera é observar se a água escorre facilmente pela lataria. Se as gotas se acumularem, a proteção está diminuída.
Polimento, cristalização e vitrificação
Como dito, em alguns casos mais severos e específicos, como os de chuva ácida, o carro deverá ser submetido a tratamentos mais intensivos, como o polimento, cristalização e vitrificação, cada qual com seu prazo de duração e indicação.
O polimento corrige danos na pintura e dá brilho, mas não oferece proteção à lataria. É indicado para pinturas que estejam mais desgastadas ou riscadas e deve ser feito no máximo uma vez a cada dois anos.
Já a cristalização cria uma camada com efeito protetor contra o sol, goteiras, entre outros agentes não tão nocivos, com duração de cerca de seis meses. Por fim, a vitrificação é a forma mais avançada de proteção, com duração de até três anos, que forma uma camada de resina protetora sobre o verniz.
Capa para carros
Por outro lado, existe um vilão para o qual nem mesmo os tratamentos para pintura são páreos: a chuva de granizo. Neste caso, somente guardar o carro em uma garagem coberta ou usar uma capa revestida com forro espesso pode evitar o prejuízo.
No entanto, há toda uma atenção especial na escolha desta capa, pois nem todas cumprem bem sua função. Capas de polietileno texturizado com forração total, inclusive nas laterais, são as mais recomendadas.
Dois itens importantes também fazem toda a diferença: cabo de aço preso por um pequeno cadeado (evita furto e que ela se solte do carro com vento forte) e um pequeno balão inflável, colocado entre a capa e a capota, para facilitar a ventilação.
Além disso, existe um ritual de cuidados para evitar que a capa manche a lataria do carro. Abaixo, vão algumas dicas:
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Nunca coloque a capa com a lataria molhada ou com o motor quente.
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Evite capas de PVC ou polipropileno, pois elas não resistem ao sol e podem danificar a pintura.
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Se a pintura do seu carro não estiver em bom estado, não use capa.
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Se o uso da capa for diário, o ideal é providenciar uma lavagem do carro toda semana.