Sem pagar nada! Saiba como tirar sua CNH GRÁTIS pelo CadÚnico
Saiba como se inscrever no CadÚnico para ter acesso à gratuidade na hora de entrar com o seu processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
No Brasil, para dirigir, é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação. No entanto, o documento pode ser algo de difícil alcance para uma parcela da população, uma vez que o processo para obtenção da CNH tem um custo elevado.
Justamente como forma de minimizar essa situação, há programas de CNH Social espalhados pelo país. Tais iniciativas permitem que o cidadão com baixa renda tenha a oportunidade de alcançar a habilitação de forma gratuita ou mesmo com o custo reduzido.
O caminho para conseguir dar entrada no processo de habilitação por meio de um programa de CNH Social é se inscrever no CadÚnico e dispor do benefício.
CNH grátis
Os programas de CNH Social tem como foco possibilitar que cidadãos tenham acesso ao documento, mesmo que não tenham condições financeiras para cumprir todas as despesas do processo habitual. Vale lembrar, inclusive, que a obtenção da CNH pode representar, para muitos, não só uma maior mobilidade como também novas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho.
É válido destacar que os critérios para participação em programas de CNH Social variam de acordo com cada estado. Mas, de maneira geral, é preciso comprar baixa renda, estar inscrito em programas sociais do governo como, por exemplo, o CadÚnico, ou mesmo serem estudantes de escolas públicas.
Portanto, todas as famílias de baixa renda podem se inscrever, de forma gratuita, no Cadastro Único. Para isso, é preciso ir até um posto de atendimento local ou realizar um pré-cadastro diretamente pelo aplicativo do CadÚnico. A ferramenta está disponível tanto para Android quanto para iOS.
Como se inscrever
A confirmação da inscrição no Cadastro Único passa pela entrega, em um posto de atendimento, de alguns documentos. Dentre eles estão, por exemplo:
- documento com foto;
- CPF;
- Título de Eleitor; e
- comprovante de residência.
Além disso, é preciso fornecer os documentos de todos os residentes, incluindo os CPFs dos que contribuem para a renda da casa.
A partir dessas informações e manutenção do Cadastro Único atualizado, basta esperar as seleções do programa CNH Social. É preciso estar atento, afinal a disponibilização e datas dos programas podem variar de estado para estado.