Sem paradas: nova tecnologia dispensa pesagem de caminhões em rodovias
Inovação permite pesagem de veículos comerciais de grande porte enquanto estão em movimento.
A infraestrutura rodoviária brasileira ganhou um reforço com a homologação de uma nova tecnologia que promete favorecer os transportadores de carga. Homologada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a novidade foi instalada em um trecho de rodovia administrado pela concessionária Ecovias do Cerrado.
Trata-se de uma balança de pesagem em movimento na velocidade da via, uma inovação tecnológica que permite a pesagem de veículos comerciais de grande porte enquanto eles estão em movimento.
Como funciona o novo equipamento
Foto: Reprodução
O equipamento utiliza sensores e câmeras inteligentes para verificar o peso do veículo, com alta precisão, em velocidades de até 90 km/h. A primeira balança de pesagem em movimento foi instalada no km 640 da BR-365, em Uberlândia, Minas Gerais.
O sistema, conhecido como HS-WIM (sigla para “High Speed Weigh-in-Motion”, em inglês), possui a mesma precisão das balanças tradicionais. Atualmente, essa tecnologia só existe em países como Suíça e República Tcheca.
Com a nova tecnologia, o caminhão não precisa parar e aguardar a pesagem feita nos postos tradicionais, ampliando a eficiência do processo.
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) planeja incorporar o HS-WIM aos novos contratos de concessão rodoviária e também nos acordos de renovação das licenças já existentes.
Vantagens da balança de pesagem em movimento
O dispositivo pode reduzir filas de veículos e melhorar a segurança nas rodovias. O Inmetro também cita vantagens como a diminuição de até 20% na emissão de gases do efeito estufa e a redução dos custos dos transportadores com a manutenção do sistema de frenagem de sua frota.
Além disso, ele permite a coleta de dados em tempo real sobre o tráfego e as características dos veículos que transitam no local. Essas informações podem ser utilizadas na melhoria da gestão do transporte e da infraestrutura viária.
“Com isso, será possível fiscalizar 100% da frota durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Essa medida tornará a fiscalização do excesso de cargas mais eficiente por meio de novas tecnologias, aumentando a precisão dos dados e permitindo ações preventivas ao acompanhar de perto os instrumentos”, destacou o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Morais.
Os resultados obtidos pelo aparelho são considerados confiáveis, com alto índice de precisão. Desde a implantação da balança HS-WIM, mais de 257 mil veículos já foram pesados e o tempo médio do procedimento foi de 1,6 segundo.