Semáforos de quatro cores podem solucionar problemas; você está pronto?

Pesquisadores norte-americanos sugerem a criação de um semáforo com quatro luzes para evitar congestionamentos.

O semáforo é uma invenção antiga que data da época do tráfego de cavalos na Ponte de Westminster, em Londres, e consistia no uso de bandeiras verdes e vermelhas. Muita coisa mudou desde então, principalmente após a criação de um padrão de cores durante uma convenção internacional em 1968.

No mundo moderno, os semáforos são controlados por computadores e possuem as mesmas cores acordadas na década de 60: vermelho, verde e amarelo. Mas isso pode mudar em breve com a adição de uma quarta cor: o branco.

Um estudo realizado por engenheiros do transporte da North Carolina State University (Universidade Estadual da Carolina do Norte), nos Estados Unidos, propõe a criação de um semáforo com quatro luzes para solucionar problemas com congestionamentos. A nova cor seria usada para controlar o fluxo de veículos autônomos.

Branco para veículos autônomos

Os responsáveis pela pesquisa realizaram simulações no computador para demonstrar a capacidade do novo sistema e perceberam que os veículos autônomos não apenas ganharam maior eficiência operacional, mas também ampliaram a segurança viária.

Os sensores do equipamento indicam aos veículos comuns a presença dos veículos autônomos na região, desde que haja um número considerável deles no trecho. Ao perceber a indicação, os motoristas poderão seguir os carros que estiverem à frente, movendo-se “sozinhos”.

“Ela pode ser usada para coordenar o tráfego em qualquer cenário que envolva veículos autônomos. Contudo, acreditamos que é importante incorporar o conceito de luz branca nos cruzamentos, porque ele informa aos motoristas humanos o que está acontecendo, para que saibam o que devem fazer ao se aproximarem do cruzamento”, detalha Ali Hajbabaie, um dos autores do projeto.

A ideia dos pesquisadores é preparar as vias para o futuro, já que o volume de carros autônomos em funcionamento ao redor do mundo ainda é bem reduzido. A nova luz teria pouca vantagem hoje em dia, porém, quando estiverem em circulação, os novos semáforos já estarão prontos.

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