Semelhanças e diferenças entre Volkswagen Tera, Nivus e Polo – qual vale mais a pena?

Conheça as semelhanças e diferenças do novo Volkswagen Tera com seus "irmãos" Polo e Nivus.

O novo SUV compacto da Volkswagen, o Tera, foi apresentado no Rio de Janeiro durante as festividades do Carnaval. Revelado na Praça da Apoteose, o modelo promete ser o destaque da marca para 2025.

Este lançamento traz uma perspectiva renovada ao mercado automotivo, compartilhando várias características com outros carros da marca, como o Polo e o Nivus. Ao mesmo tempo, ele se distingue por suas peculiaridades exclusivas.

O SUV inédito, ainda que construído sobre a já conhecida plataforma MQB A0, oferece um design e características técnicas que o diferenciam significativamente dos demais veículos da linha.

O que tem de diferente no Volkswagen Tera?

A seguir, exploramos as semelhanças e diferenças entre o VW Tera e os populares Polo e Nivus.

VW Tera chega ao mercado brasileiro com diferenças e semelhanças em relação a outros veículos da marca. (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Exterior e estrutura

Embora compartilhe a plataforma MQB A0 com o Polo, o Tera apresenta um design exterior completamente novo. Nenhum elemento do hatchback é transportado para o SUV, incluindo os espelhos retrovisores, que no Nivus e no T-Cross são semelhantes.

As portas do Tera foram redesenhadas, e o modelo conta com freios a disco nas rodas traseiras, algo presente apenas na versão GTS do Polo.

Interior e acabamento

O interior do Tera também se destaca por sua originalidade. Enquanto Nivus e Polo compartilham elementos de painel, o novo SUV apresenta painéis com texturas diferenciadas e saídas de ar centrais inovadoras.

Além disso, o acabamento macio e as maçanetas internas redesenhadas agregam um toque de sofisticação ao lançamento.

Semelhanças entre Tera, Polo e Nivus

Apesar das diferenças, os modelos da VW compartilham algumas semelhanças. As principais similaridades são:

  • Base estrutural compartilhada na plataforma MQB A0.
  • Componentes internos como saídas USB-C, manopla de câmbio e volante multifuncional.
  • Painel digital de 10,25 polegadas e sistema multimídia VW Play de 10 polegadas.

O motor do Tera, ainda não confirmado, possivelmente será um TSI de três cilindros, semelhante ao que equipa o Polo, oferecendo uma potência estimada de até 116 cv.

O Volkswagen Tera é uma adição interessante ao portfólio da marca, equilibrando bem a inovação com elementos já conhecidos e apreciados pelos consumidores. Sua apresentação indica a importância do mercado brasileiro para a montadora, que continua a investir em veículos que atendam às demandas locais.

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