Semelhanças e diferenças entre Volkswagen Tera, Nivus e Polo – qual vale mais a pena?
Conheça as semelhanças e diferenças do novo Volkswagen Tera com seus "irmãos" Polo e Nivus.
O novo SUV compacto da Volkswagen, o Tera, foi apresentado no Rio de Janeiro durante as festividades do Carnaval. Revelado na Praça da Apoteose, o modelo promete ser o destaque da marca para 2025.
Este lançamento traz uma perspectiva renovada ao mercado automotivo, compartilhando várias características com outros carros da marca, como o Polo e o Nivus. Ao mesmo tempo, ele se distingue por suas peculiaridades exclusivas.
O SUV inédito, ainda que construído sobre a já conhecida plataforma MQB A0, oferece um design e características técnicas que o diferenciam significativamente dos demais veículos da linha.
O que tem de diferente no Volkswagen Tera?
A seguir, exploramos as semelhanças e diferenças entre o VW Tera e os populares Polo e Nivus.
VW Tera chega ao mercado brasileiro com diferenças e semelhanças em relação a outros veículos da marca. (Foto: Divulgação/Volkswagen)
Exterior e estrutura
Embora compartilhe a plataforma MQB A0 com o Polo, o Tera apresenta um design exterior completamente novo. Nenhum elemento do hatchback é transportado para o SUV, incluindo os espelhos retrovisores, que no Nivus e no T-Cross são semelhantes.
As portas do Tera foram redesenhadas, e o modelo conta com freios a disco nas rodas traseiras, algo presente apenas na versão GTS do Polo.
Interior e acabamento
O interior do Tera também se destaca por sua originalidade. Enquanto Nivus e Polo compartilham elementos de painel, o novo SUV apresenta painéis com texturas diferenciadas e saídas de ar centrais inovadoras.
Além disso, o acabamento macio e as maçanetas internas redesenhadas agregam um toque de sofisticação ao lançamento.
Semelhanças entre Tera, Polo e Nivus
Apesar das diferenças, os modelos da VW compartilham algumas semelhanças. As principais similaridades são:
- Base estrutural compartilhada na plataforma MQB A0.
- Componentes internos como saídas USB-C, manopla de câmbio e volante multifuncional.
- Painel digital de 10,25 polegadas e sistema multimídia VW Play de 10 polegadas.
O motor do Tera, ainda não confirmado, possivelmente será um TSI de três cilindros, semelhante ao que equipa o Polo, oferecendo uma potência estimada de até 116 cv.
O Volkswagen Tera é uma adição interessante ao portfólio da marca, equilibrando bem a inovação com elementos já conhecidos e apreciados pelos consumidores. Sua apresentação indica a importância do mercado brasileiro para a montadora, que continua a investir em veículos que atendam às demandas locais.