Será que foram os seus? Ataque à Toyota gera vazamento de dados de clientes

Ataque à Toyota Financial Services (TFS) resulta na exposição de dados; Saiba o que os criminosos virtuais pediram em troca dos dados.

Após um ataque cibernético, a Toyota Financial Services teve os dados de seus clientes expostos. A empresa é, na verdade, uma subsidiária da montadora de veículos. Não é a primeira vez que este tipo de ataque ocorre. Em outra ocasião, houve a exposição de um lote de informações devido a uma configuração incorreta de seu serviço de nuvem conectado.

A informação é preocupante, uma vez que a Toyota Financial Services está presente em 90% dos mercados em que a holding vende seus veículos. A sua função é justamente fornecer financiamento de automóveis aos clientes Toyota.

Acesso não autorizado

No último mês, a Toyota confirmou que houve um acesso não autorizado em alguns de seus sistemas com localização da África e na Europa. Na ocasião, o grupo de ransomware Medusa assumiu a autoria dos ataques e alegou que comprometeu a divisão da montadora com sucesso. Em tempo, os operadores também queriam um pagamento de US$ 8 milhões para exclusão das informações roubadas.

Remoção de invasores

Diante da situação, a montadora admitiu que detectou esse acesso não autorizado e então removeu alguns dos sistemas dos países citados do ar. A prática impactou diretamente o atendimento ao cliente.

Até onde se sabe, no entanto, a empresa não cedeu à chantagem. Assim, as informações vazadas tiveram exposição no portal de extorsão do grupo Medusa, presente na dark web.

Investigações

A Toyota afirma que as investigações continuam em curso e, portanto, pode ser que os invasores tenham conseguido acesso a outros dados adicionais. Ainda assim, a empresa se comprometeu a atualizar novamente os clientes de mais detalhes surgirem a partir de uma investigação interna nos sistemas.

Toyota Financial Services

A empresa está presente em mais de 30 países, incluindo o Japão. A primeira atuação da TFS começou em Sydney, na Austrália, em 1982. Na época, a companhia recebia o nome de Toyota Finance Australia Limited.

Pouco tempo depois, passou a também ter operações nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Ásia e Oceania. Além de financiamentos de automóveis, a TFS também tem serviços de cartões de crédito, vendas no varejo de títulos corporativos, assim como fundos de investimento e seguros.

você pode gostar também