Será que vinga? Toyota registra patente de caçamba com colchão inflável

Colchão de ar fica preso na base da área de carga de picapes; Entenda a solução um tanto inusitada.

A Toyota registrou um pedido de patente um tanto inusitado: a patente requerida junto aos órgãos norte-americanos (US 11.858.408 B1) prevê um colchão de ar preso na parte inferior da base da área de carga de picapes. Ao que tudo indica, o objetivo é que o mecanismo seja uma espécie de suporte para evitar a movimentação de itens durante o transporte.

O pedido de patente delimita que as bolsas de ar ficarão fixas na parte inferior da caçamba e um compressor presente entre as paredes interna e externa inflariam o equipamento. Quando cheios de ar, os colchões evitariam que os objetos em transporte fiquem soltos ou batendo nas laterais da caçamba. Apesar de o foco serem as picapes, a montadora também informa que o sistema também pode ser útil a veículos capazes de carregar cargas, como é o caso, por exemplo, dos SUVs.

Descrição da tecnologia

Além disso, o dispositivo pode ter conexão direta com a central eletrônica do veículo, demonstrando o poder tecnológico do sistema. Em outras palavras, a partir dessa ligação direta, será possível monitorar, em tempo real, a pressão do colchão. A ação evita qualquer incidente a partir do esvaziamento do equipamento de proteção. Apesar de parecer estranho, a Toyota usa o termo “colchão de ar” na descrição do pedido de patente.

Outro diferencial presente na tecnologia registrada em patente é o fato de o sistema ser referenciado. Assim, seria possível usar a tecnologia para outros fins que vão além do carregamento de objetos sem que eles “fiquem soltos” na caçamba. Seria possível, por exemplo, utilizá-lo para acampar, seja no solo ou na própria carroceria da picape.

Se o projeto entrar em execução, o sistema deve receber cintas de amarração. De toda forma, a Toyota também aponta na patente que outra função seria usar o próprio colchão para amarrar a carga. Contudo, para estes casos, seriam necessários outros estabilizadores de carga para aplicação em outras funções.

*Com informações de Jornal do Carro

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