Seu capacete é seguro ou coloca você em risco? Veja como verificar
Selo de certificação do Inmetro é uma etiqueta obrigatória criada para garantir a confiabilidade do equipamento de segurança.
Todo piloto de moto sabe da importância de usar um capacete para aumentar sua segurança, embora muitos deixem o equipamento de lado em trajetos mais curtos. A questão é que não adianta comprar um produto sem certificação porque ele não irá garantir a proteção necessária.
O uso é obrigatório no Brasil, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso seja flagrado sem o item, o motorista pode levar multa no valor de R$ 293,47, além de ter o direito de dirigir suspenso.
Uma das coisas mais importantes é estar atento na hora de escolher o modelo para comprar um produto adequado ao seu corpo. Outra questão relevante é verificar a certificação que garante a confiabilidade daquela mercadoria, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Como escolher um capacete seguro?
Foto: Velimir Zeland/Shutterstock
O capacete ideal precisa ser certificado por um Organismo de Certificação de Produto (OC) acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Essa certificação é feita na forma de um selo colado no produto.
“O selo de certificação é mais do que uma simples etiqueta em um capacete. É a garantia de que o condutor e passageiro estão adquirindo um item cuja qualidade e segurança foram rigorosamente testadas”, diz Sergio Kina, gerente de operações do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA).
No Brasil, a etiqueta é concedida apenas a equipamentos que passam por uma diversidade de testes para medir sua capacidade de absorver e dissipar o impacto, resistir à penetração de objetos, entre outras características que garantem a segurança do usuário.
Devido à quantidade de falsificações existentes no mercado, os clientes devem estar atentos a essas especificações para comprar apenas peças originais com qualidade comprovada.
“Também é preciso ter cuidado com o local onde é comprado o produto. O ideal é sempre priorizar revendedores autorizados e confiáveis, evitando a compra de fontes desconhecidas ou suspeitas, pois há um risco maior de adquirir produtos falsificados ou de qualidade inferior”, completa o especialista.
Em caso de dúvida sobre a originalidade de um capacete, o motorista pode consultar a cerificação no site www.inmetro.gov.br/prodcert.