Seu carro está com folga na direção? Veja causas e como verificar

Problema comum em muitos automóveis acontece principalmente em modelos com direção hidráulica.

Os problemas que podem ocorrer em carros às vezes dão um trabalho danado, mas outros podem ser descobertos e resolvidos com rapidez e facilidade. Um deles é a folga na direção, algo bastante comum nos modelos que possuem direção hidráulica.

Quando o veículo apresenta essa falha, o maior sintoma é a falta de movimento nas rodas. O motorista vira o volante para um lado, e as rodas não se mexem, sobretudo se o movimento não for muito amplo.

Certos modelos mais antigos são até conhecidos por ter essa folga no volante, como a boa e velha Kombi.

Como diagnosticar o problema?

O próprio automóvel produz os indícios de que está com falha na direção. Uma maneira simples de descobrir se o seu apresenta o defeito é colocá-lo em um local plano, ligar o motor e observar quanto é necessário girar o volante para que o movimento das rodas comece.

Normas nacionais e internacionais determinam que o volante pode virar no máximo 5 graus sem que as rodas se movimentem, de um total de 360 graus que o objeto é capaz de girar.

Portanto, a folga no volante precisa ser bem pequena, considerando que um quarto de giro corresponde a 45 graus. A medida de até 5 graus equivale à cerca de 10% de um quarto de giro.

Foto: Shutterstock

Como resolver a folga no volante?

O defeito tem algumas causas principais, sendo uma delas o desgaste da barra axial, que liga a caixa de direção às rodas. A peça é responsável por transmitir o movimento do volante para as rodas, mas se estiver muito desgastada, o carro não responde da maneira esperada.

Outras causas comuns são a caixa de direção do carro, e um eventual vazamento de óleo da direção hidráulica pode ser outro motivo.

Em resumo, os principais componentes que levam à falha são a barra axial, o mancal de fixação e a caixa de direção. O motivo pode ser o desgaste natural dos componentes, vazamentos ou ressecamentos, agravados pelo uso excessivo do veículo e pela manutenção malfeita.

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