Seu carro tem ouvidos! Central multimídia do veículo pode roubar seus dados
Componente até então inofensivo, pode saber cada um dos seus passos.
Quem acredita que os celulares são os únicos meios de roubo de dados é melhor rever uma parte importante do carro: a central de mídia. Segundo pesquisa realizada pela ONG americana Mozilla Foundation, os veículos são bastante vulneráveis quando o assunto é privacidade.
De acordo com a pesquisa, que analisou 25 marcas de automóveis, constatou-se que é comum para essas empresas coletarem e utilizarem os dados e informações pessoais dos proprietários dos veículos. Neste quesito, todas as amostras apresentaram esta “falha” proposital.
Esses dados são usados para gerenciar o relacionamento com o cliente ou para alguma operação específica do carro. No entanto, o que chamou mais a atenção foi o baixo nível de segurança, pois a coleta de dados dos clientes é feita sem dificuldade.
Central multimídia sabe até onde você vai
Segundo as informações coletadas pela Mozilla Foundation, o principal componente usado para coletar os dados dos clientes é a central multimídia. Por ela, as montadoras conseguem obter dados pessoais do proprietário, com quem ele interage e até as rotas mais comuns quando o Google Maps é ativado.
As marcas podem coletar informações íntimas sobre você, desde suas informações médicas até sua “vida sexual” (sério). Até quão rápido você dirige, onde você dirige e quais músicas você toca no seu carro. Nada disso é mantido sob privacidade”, revelou a pesquisa.
Mas a pior parte vem agora: conforme explica a ONG, cerca de 84% das montadoras utilizam internamente os dados obtidos. No entanto, 76% também vendem esses dados para outras empresas e prestadores de serviços. Além disso, 56% delas chegam a compartilhar suas informações com autoridades policiais e com o próprio governo.
Foto: rafastockbr/Shutterstock
Quais empresas cumprem e quais não cumprem as regras de privacidade?
Dentre as fabricantes analisadas pela ONG americana, somente a Renault e a Dacia, ambas do mesmo grupo, receberam a verificação correta para o controle de dados.
Empresas como BMW, Volkswagen, Toyota, Ford e a Tesla, de Elon Musk, não cumpriram com os padrões mínimos exigidos para garantir a privacidade do dono do carro.