Sim, completar o tanque do carro pode ser uma má ideia

Entenda porquê encher o tanque do carro até a boca pode representar sérios problemas para o seu veículo.

Quando o carro é usado com frequência, o combustível se torna um dos principais gastos do consumidor, pesando no orçamento doméstico. Talvez por isso, sempre que se deparam com um posto que tenha um preço atrativo, muitos motoristas aproveitam para encher o tanque. Nesse cenário, também é comum que se aproveite para pedir aquele “chorinho” ao frentista.

A prática, que parece vantajosa, apresenta riscos reais para o veículo. E o problema vai muito além da possibilidade de ser um combustível adulterado, devido ao preço baixo.

Rodar com o tanque muito cheio pode aumentar o consumo de combustível. Isso ocorre devido ao peso do carro. Em outras palavras, quanto mais pesado o veículo estiver, maior será o consumo de combustível.

Especialistas apontam que o consumo aumenta em 6% a cada 100 kg. Apesar de parecer pouco, o acúmulo das taxas de desperdício ao longo do tempo gera um prejuízo considerável ao motorista.

Chorinho

Outra prática que deve ser abolida do seu dia a dia, é o famoso “chorinho” na hora de encher o tanque. Quando o combustível chega até o bocal, o cânister, ou seja, o filtro com carvão ativado que retém os gases provenientes da evaporação do combustível, pode ser danificado. Ao encharcar de combustível, a ferramenta perde a sua eficiência.

O ideal é encerrar o abastecimento quando o gatilho da bomba de combustível for desarmando. Ali haverá um nível seguro de combustível no taque, sem prejudicar o funcionamento do cânister.

Carro na reserva

No outro extremo, a quem ame andar com o carro só na reserva. A questão é que qualquer excesso é prejudicial. Aqui, não é diferente. Isso porque, ao deixar o tanque na reserva de forma frequente, pode haver perdas para o consumo, uma vez que sobra mais espaço para a vaporização do combustível dentro do tanque.

A prática também pode gerar pane seca que, por sua vez, provoca problemas mecânicos e punições. A multa é de R$ 130,16, além de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.

você pode gostar também