Problemas à vista: 6 sinais indiscutíveis de complicações no alternador do seu carro
Sistema é responsável por suprir a demanda energética de vários itens e acessório do veículo.
Problemas no alternador do veículo podem representar muita dor de cabeça para o motorista. O equipamento é o responsável por transformar energia mecânica em elétrica. A partir daí é que o ocorre a recarga da bateria para suprir a demanda energética de vários sistemas e acessórios do carro.
Para que você consiga se antecipar e levar seu carro para manutenção antes do estrago ser ainda maior, veja como identificar se o automóvel está com problemas no alternador.
Fique atento aos sinais
Se o seu carro apresentar algum destes sinais, é hora de procurar uma oficina mecânica com urgência. Assim, será possível realizar um diagnóstico mais preciso sobre o alternador:
- Luzes de advertência no painel: se houver algum problema com o sistema de carga, uma das primeiras reações do veículo é acender a luz indicativa no painel. Ela possui, geralmente, o formato de uma bateria ou as letras ALT.
- Iluminação fraca ou oscilante: se os faróis parecem não iluminar corretamente ou as luzes internas estão mais fracas que o normal, pode ser uma insuficiência na alimentação elétrica vinda do alternador.
- Dificuldades ao dar a partida: já se ocorrem falhas ou o motor demora a funcionar, pode ser que o alternador não esteja recarregando de forma correta a bateria.
- Perda de potência dos componentes elétricos: outro indicativo de falha no fornecimento de energia é quando acessórios como, por exemplo, o sistema de som, ar-condicionado ou mesmo os vidros elétricos começam a apresentar defeito.
- Cheiro de queimado: se você sentir, dentro do carro, cheiro de borracha ou fios queimados, fique atento! Isso pode ser um indicativo de que o alternador está superaquecendo ou mesmo que existe um curto-circuito no sistema elétrico.
- Ruídos estranhos no motor: qualquer tipo de baralho estranho no motor não é normal. Sejam rangidos ou zumbidos, eles podem apontar problemas com os rolamentos internos do alternador ou mesmo algum tensionamento inadequado na correia do alternador.
Alerta inicial
Quando o alternador não está em pleno funcionamento, um dos primeiros sinais é o acendimento da luz de advertência no painel. Contudo, vale ressaltar que geralmente outros alertas o acompanham, a depender do modelo do veículo.
Assim, pode aparecer o símbolo clássico em formato de bateria. Neste caso, a indicação é de problemas com a carga elétrica. Já se aparecer um raio, o problema que o carro está comunicando está ligado a carga elétrica. Por outro lado, se o símbolo do painel for um raio, a instabilidade está direcionada à geração de energia.
Iluminação
Se notar que os faróis do carro estão fracos, procure uma oficina mecânica no menor prazo possível. Isso porque, este é um forte indício de que o alternador está com problemas.
Isso ocorre porque o sistema elétrico do carro depende diretamente da energia que vem do alternador para conseguir manter funcionando os faróis, assim como outros componentes elétricos.
Rolamentos do alternador e correia: potenciais fontes de ruído
Quando se trata de barulhos do motor, problemas no alternador incluem geralmente chiados e zumbidos. Na maioria das vezes, eles são provenientes, por exemplo, do desgaste dos rolamentos ou mesmo de uma correia em mau estado de conservação.