Sinais de um mau motorista: 5 hábitos no volante que confirmam sua falta de habilidade
Saiba se você adota comportamentos no trânsito que podem por em risco a sua segurança e de terceiros, assim como diminuir a vida útil do carro.
Nem sempre experiência é sinônimo de dirigir bem. Com o passar do tempo, muitos motoristas acabam por consolidar hábitos que podem ser prejudiciais. Na prática, tais ações demonstram a falta de habilidade do condutor, apesar da constante autoconfiança.
Tais manias são prejudiciais ao volante de diversas formas, pois são hábitos que, além de estragar o carro, podem representar riscos reais à segurança no trânsito. Por isso, mesmo motoristas confiantes devem, de tempos em tempos, revisitar hábitos e adotar posturas mais seguras e responsáveis em um veículo. Isso trará mais segurança a todos os processos.
Pé apoiado na embreagem
Muitos motoristas experientes têm a mania de manter o pé apoiado na embreagem durante as paradas. A ação causa superaquecimento, além de reduzir a vida útil do componente. Em outras palavras, essa simples ação pode resultar em mais gastos com manutenção, uma vez que a embreagem precisará ser substituída em um prazo menor de tempo.
Segurar o carro em aclives
Segurar o carro apenas nos giros do motor em aclives também é causa de superaquecimento da embreagem, diminuindo a sua vida útil. Uma alternativa à situação é usar o freio de mão para evitar que o carro vá para trás durante o movimento de arrancada.
Acelerar ou frear bruscamente
Além de prejudicar o motor, freio e suspensão, o ato de acelerar ou frear bruscamente aumenta o consumo de combustível, pesando no bolso.
Andar próximo ao veículo da frente
Essa situação é clássica entre as pessoas que tem mais experiência ao volante. Por se sentirem muito confiantes, acabam andando ou parando muito próximo ao veículo da frente. Na prática, tal ação aumenta o risco de colisão em casos de frenagem repentina.
Desrespeitar o limite de velocidade
Os limites de velocidade da via precisam ser respeitados de forma rigorosa. Qualquer coisa diferente disso representa um risco sério, uma vez que é uma das principais causa de acidentes fatais.