Só para quem pode: 5 carros famosos pelo alto custo de manutenção

Custos de manutenção dos modelos vendidos no mercado nacional é medido pelo Índice de Manutenção Veicular (IMC).

Carros famosos pelo baixo custo de manutenção e alta disponibilidade de peças costumam ser bastante disputados no mercado, sobretudo no segmento de usados. Isso ocorre porque os proprietários mais experientes conhecem a dor de cabeça e o peso no bolso que representa ter um modelo caro de manter.

Em veículos com alto custo de manutenção, qualquer problema, por menor que seja, pode se transformar em gastos exorbitantes e em vários dias sem o carro disponível na garagem. Portanto, quem não quer passar por isso deve fugir dos automóveis que possuem essa má fama.

Existem alguns carros famosos pelo baixo custo de reparo que acabam sendo bastante disputados no mercado de seminovos e usados. Outros modelos têm a fama exatamente contrária e chamam a atenção porque seus consertos custam caro demais.

É importante destacar que os veículos com reparos mais acessíveis podem até custar mais caro no momento da compra, considerando a facilidade que o proprietário terá no futuro. Outro ponto é que as informações circulam rapidamente, principalmente entre aqueles que buscam confiabilidade mecânica e economia.

Carros de manutenção cara para evitar

Uma boa maneira de descobrir se o veículo que você quer comprar exige muito dinheiro para consertar é o Índice de Manutenção Veicular (IMV). Elaborado pela empresa de segurança automotiva Cesvi Brasil, o estudo indica os gastos com manutenção dos carros mais populares do mercado nacional.

Os dados podem ajudar o comprador a avaliar com mais precisão os custos com a conservação de um carro nos primeiros 100 mil km de rodagem, uma vez que se baseiam nos preços das peças de reposição. A lista inclui componentes como para-choque, para-lama, ar-condicionado, radiador, lanternas, painel dianteiro, porta traseira, porta dianteira, condensador, capô, grades do radiador e outros.

Veja o ranking dos cinco carros com maior custo de manutenção vendidos no Brasil:

  1. Fiat Palio 2020;
  2. Nissan Versa 2020;
  3. Caoa Chery Tiggo 2 2021;
  4. Citröen C4 Lounge 2020;
  5. Jeep Renegade 2020.

A edição mais recente do IMV reúne os 45 modelos mais vendidos em 2022, conforme o levantamento divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Eles receberam uma pontuação de 10 a 60 para indicar o nível de gasto do proprietário, e quanto menor a nota, mais custoso é o reparo.

você pode gostar também